Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social

Prefeito Eduardo Braide entrega Agroindústria de Beneficiamento de Frutas, na Zona Rural

21/12/2023 10h10 - Atualizada em 29/12/2023 16h47
Secom

O prefeito Eduardo Braide, entregou, nesta quarta-feira (20), a Agroindústria de Beneficiamento de Frutas, na Casa Familiar Rural, no Quebra Pote, Zona Rural de São Luís. A iniciativa faz parte do Programa de Aceleração da Produção Agroecológica de São Luís – Corredor da Produção, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa).

Sob a gestão da Cooperativa de Trabalho e Desenvolvimento Sustentável (Cooperar), a unidade de beneficiamento está equipada para processar até 40 toneladas de frutas por mês, iniciando suas operações com uma produção mensal de 20 toneladas de pasta.

“Esse é um projeto que funciona como uma engrenagem que contempla desde o agricultor que produz as frutas, até a iniciativa privada que vai adquirir a produção e, no final, temos o produto, que é a polpa, sendo comercializada em toda São Luís. Resumo tudo em duas palavras: oportunidade e credibilidade. A oportunidade que um empreendimento como este proporciona em toda a cadeia produtiva e a credibilidade que a Zona Rural de São Luís deve ter oferecendo produtos de qualidade", destacou o prefeito Eduardo Braide.

A variedade de polpas que será beneficiada na agroindústria incluirá açaí, acerola, caju, manga e maracujá, provenientes da produção inicial conduzida por 40 empreendedores rurais selecionados e capacitados pela Semapa. A unidade está aberta a todos os agricultores da Zona Rural que buscam beneficiar-se dos serviços oferecidos por essa iniciativa.

“É muito gratificante quando a gente consegue reunir tantos parceiros como nós temos aqui, todos totalmente envolvidos nesse projeto, onde a gente busca principalmente convergir os interesses dos diversos segmentos da sociedade. Quando planejamos a ampliação da produção, a pedido do prefeito Eduardo Braide, três frutas entraram no planejamento e, hoje, temos cinco frutas beneficiadas”, enfatizou o secretário da Semapa, Liviomar Macatrão. 

Casa Familiar Rural

A unidade produtora foi estabelecida em uma área da Casa Familiar Rural, que integra a Secretaria Municipal de Educação (Semed), onde funciona uma escola para alunos, filhos de agricultores familiares que cursam o Ensino Fundamental maior (6º ao 9º ano) e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esses alunos, além de terem aulas de campo, e as matérias tradicionais, também têm a oportunidade de fazer estágio na nova agroindústria. 

Além disso, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), também faz parte da cadeia de beneficiamento dessa produção, um programa que oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. 

"A educação é essencial nessa cadeia produtiva e também desempenha um papel crucial nesse ciclo formativo, envolvendo muitos de nossos estudantes que atualmente frequentam a Casa Familiar Rural, colaborando no processo de beneficiamento. Essa cadeia sustentável é exatamente o que defendemos e fortalecemos", pontuou a secretária municipal de Educação (Semed), Caroline Marques Salgado. 

Rosângela Cabral, aluna da Educação de Jovens e Adultos (EJA), é uma das estudantes que encontrou na agroindústria uma chance de obter renda por meio do estágio. A estagiária trabalha diretamente na produção das polpas.

"Este projeto é de extrema importância para nós, especialmente para a Casa Familiar Rural, que proporciona muitas oportunidades. Estou muito grata. É uma chance importante para nós e que abrirá novas portas de trabalho para a Zona Rural".

Parceria com iniciativa privada

Com a crescente demanda por polpas de frutas na capital, a colaboração com a iniciativa privada tornou-se fundamental para atender às necessidades do mercado. A Polmar, uma das principais distribuidoras de polpas na cidade, passa a integrar essa rede de captação graças à articulação da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Amdes).

Essa parceria, não apenas fortalece a cadeia produtiva, mas também abre novas oportunidades de negócios, impulsionando o crescimento econômico e consolidando São Luís como um centro de referência na produção e distribuição de polpas de frutas.

“Estamos dando mais um passo para a liberdade econômica e a agroindústria surge com essa visão, buscando tornar cada agricultor mais independente. Queremos que nossas frutas e produtos destinados ao mercado e às empresas sejam produzidos aqui, em nossa cidade, por nosso povo”, ressaltou o presidente da Amdes, Felipe Mussalém. 

O presidente da Polmar, Ekles Arruda, que também exerce o cargo de CEO na rede Açaí Sunset, identificou nessa colaboração a chance de atender à demanda por polpa de açaí em São Luís, além de ampliar a distribuição de outras polpas de frutas em sua rede comercial. Anteriormente, para suprir essa demanda, o empresário precisava recorrer a outros estados. 

"Atualmente, a Polmar produz 200 toneladas de polpa por mês, consolidando-se como a principal indústria de polpas do Maranhão. Nossa intenção é adquirir cada vez mais dos produtores maranhenses, incentivando assim, toda a cadeia produtiva local”, detalhou Ekles.

Produção

Pai de dois filhos, com todos os irmãos envolvidos na agricultura familiar da Zona Rural, Simplício Américo acumula mais de 20 anos de experiência na produção de hortaliças. Atualmente, o trabalhador está expandindo suas atividades para a produção de frutas, que será diretamente beneficiada com o novo equipamento.

"Nosso foco sempre foi hortaliças, com aproximadamente 15 variedades. Hoje, estamos investindo também na fruticultura. Na comunidade, trabalhamos com acerola, e também iniciaremos a produção de açaí. Somos seis irmãos que dependem totalmente da agricultura, e estamos muito felizes com a inauguração desse espaço que vai trazer mais desenvolvimento para nós”, contou Simplício. 

Quem também aposta na produção de frutas é Carlos Jorge, que já trabalha como produtor há 23 anos.  

"Cultivo mandioca, quiabo e maxixe há 23 anos e participo do corredor de produção com a mandioca nos programas PNAE, fornecendo mercadorias para escolas. Agora, com o beneficiamento das frutas, há boas expectativas para nós". 

Na solenidade, os vereadores Francisco Chaguinhas, vice-presidente da Câmara de Vereadores, e Domingos Paz, ambos do Podemos, enalteceram a iniciativa.

“Estamos diante de um prefeito que faz uma gestão arrojada, que já quebrou vários grilhões que amarravam a cidade de São Luís. Os avanços que esta cidade tem tido com a gestão do prefeito Eduardo Braide é como se tivéssemos saído de uma gestão que andava de jumento e agora está avançando como um jato. Muito ele já fez e muito ainda vai fazer”, expressou Chaguinhas. 

“O prefeito Eduardo Braide tem trabalhado em toda São Luís, e aqui eu vejo ele voltado para a Zona Rural, valorizando aquelas pessoas que mais precisam, que moram nesta região”, reforçou Domingos Paz. 

A solenidade também contou com a presença da vice-prefeita Esmênia Miranda; do subprefeito da Zona Rural, Dilmar Araújo; a secretária em exercício da Semsa, Denise Martins; secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Diego Rolim; coordenadores da Zona Rural, Flávio Foguinho e Irmão Dijé; diretor superintendente do Sebrae, Albertino Leal; superintendente do Senar-MA, Luiz Figueiredo; gerente de Negócios do Sebrae, Mauro Formiga; presidente da Cooperar, Daniel Rodrigues; gerente da Cresol, Diego Carvalho; diretora da Casa Familiar Rural, Sâmara Tanabe; líderes comunitários e agricultores familiares.