Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social

Prefeito Eduardo Braide participa de inauguração da nova loja Assaí em São Luís

26/10/2023 17h44 - Atualizada em 06/11/2023 18h39

O prefeito Eduardo Braide participou, nesta quinta-feira (26), da cerimônia de inauguração da terceira unidade do Assaí Atacadista em São Luís. A nova loja, localizada no bairro Angelim, já está aberta ao público e é a quarta unidade da rede no Maranhão. A inauguração resultou na criação de 300 empregos diretos e 500 empregos indiretos, contribuindo para o fortalecimento do mercado de trabalho e na geração de renda na capital.

“É uma grande alegria participar da inauguração de mais um empreendimento em nossa cidade. Estamos sempre trabalhando para a atração de novas empresas para São Luís e, com a terceira unidade do Assaí abrindo as portas, são novas vagas de emprego para os ludovicenses e o fortalecimento da nossa economia local. Nossa dedicação em atrair novas empresas para a cidade continua firme. Expresso minha gratidão aos executivos do grupo que têm confiança e investem em nossa cidade”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

A nova unidade conta com mais de 6 mil metros quadrados de área de loja, resultado de um investimento de R$ 100 milhões. Presente no Maranhão desde 2020, a empresa tem três lojas na capital - localizadas na Avenida Jerônimo de Albuquerque, Avenida Guajajaras e na Avenida São Luís Rei de França - e uma na cidade de Imperatriz.

O empresário e vice-presidente das Lojas Assaí, Anderson Castilho, agradeceu o apoio do prefeito Eduardo Braide ao empreendimento.

“Agradeço ao prefeito Eduardo Braide pelo apoio que foi realmente fantástico, ele e todo o seu secretariado. Este é um grande investimento porque a gente acredita nesta cidade. Obrigado mais uma vez”, disse o empresário.

“Estamos muito felizes em abrir mais uma unidade em São Luís, cidade que tem nos recebido tão bem. Desta vez, estamos com uma loja central, o que trará mais comodidade a quem compra conosco. Além disso, escolhemos a capital São Luís para ser a nova sede do nosso escritório regional no Estado. O escritório comercial está sediado dentro do Assaí Angelim, isso significa que teremos uma equipe exclusiva e muito mais dedicada ao Maranhão, seja para negociar e trazer as marcas mais queridas e procuradas, quanto manter as lojas do jeito que os maranhenses gostam”, conta Denilson Costa, diretor regional do Assaí.

O governador Carlos Brandão, também presente à inauguração, reforçou a importância de atrair empresas que criem oportunidades de emprego para os maranhenses.

“Este é um momento histórico para São Luís e o Maranhão. O investimento significativo demonstra a confiança do Assaí em São Luís. É fundamental que as empresas estejam presentes em nosso estado gerando emprego para os maranhenses".

Também estiveram presentes na inauguração, o secretário de estado de estado da Indústria e Comércio (Seinc), Júnior Marreca; e os executivos do grupo Assaí, Paulo Pompílio, diretor de Relações Institucionais, Claudemir do Carmo, diretor Distrital e demais autoridades.

Sobre o Atacadista

O Assaí é uma empresa de atacado e varejo que atende pequenos e médios comerciantes e consumidores em geral, seja na compra de itens unitários ou grandes volumes. Com faturamento de aproximadamente R$ 60 bilhões em 2022, é a segunda maior empresa de varejo do país e a rede alimentar com a maior presença nos lares brasileiros, de acordo com a NielsenIQ Homescan.

Está presente nas cinco regiões do país com mais de 275 lojas distribuídas em 24 estados (além do Distrito Federal), e possui mais de 70 mil colaboradores. Desde 2021 tem suas ações negociadas tanto na Bolsa de Valores de São Paulo, quanto na Bolsa de Nova York, sendo a única do seu segmento listada em ambas.

É ainda uma companhia sem um único controlador. O Assaí integra a carteira do Idiversa B3, que reconhece as empresas de capital aberto com melhores indicadores em diversidade de raça e gênero. Em 2022 foi Top of Mind na categoria “Atacado”, em pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha. Em 2023, foi considerada a marca de varejo alimentar mais valiosa pelos rankings anuais promovidos pela Interbrand (20ª colocação geral) e pela Brand Finance (13ª colocação geral), além de ser certificada, pelo segundo ano consecutivo, com o selo Great Place To Work (GPTW) como um excelente lugar para trabalhar.