Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social

Prefeitura de São Luís participa do evento de inovação Expo Curitiba SmartCity

29/03/2023 18h27 - Atualizada em 17/04/2023 15h16
Secom

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe) e Secretaria Municipal de Informação e Tecnologia (Semit), participou da maior feira de inovação em Cidades Inteligentes do Brasil: a Expo Curitiba SmartCity, realizada de 22 a 24 de março deste ano.

Representando o prefeito Eduardo Braide, em missão técnica com Sebrae Maranhão, a vice-prefeita, Esmênia Miranda, também esteve presente na feira de inovação. Junto a Felipe Mussalém, Presidente da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Amdes), participou de momentos voltados ao empreendedorismo inteligente, com foco em gestão e desenvolvimento de setores produtivos. 

“É muito bom saber que estamos nesse caminho de inovação, sobretudo por estarmos representando o nosso prefeito, Eduardo Braide, neste momento da premiação do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, do qual ele foi vencedor com o projeto São Luís Cidade Empreendedora", destacou a vice-prefeita.

Ao longo do evento, a secretária da Semispe, Verônica P. Pires, o secretário da Semit, Felipe Falcão, e Alan Dutra, superintendente de Infraestrutura e Redes da Semit, fizeram visitas técnicas em institutos que são referências em Cidades Inteligentes.  Realizado no Centro de Eventos Positivo de Curitiba, o local foi palco de palestras e debates, cuja pauta principal foi discutir e apresentar projetos inovadores voltados para o desenvolvimento urbano e sustentável das cidades. 

“No início de março realizamos a oficina ‘São Luís Inteligente’, na qual nós demos os primeiros passos rumo à implantação do Plano Municipal de Cidade Inteligente (PMCI). Foi muito positivo, um momento de integração entre as secretarias, sob orientação do nosso prefeito Eduardo Braide. E, aqui em Curitiba, viemos em busca de um complemento, aprender e levar na bagagem propostas de melhorias e de desenvolvimento urbano sustentável que visam trazer benefícios para a população de São Luís”, enfatizou a secretária Verônica P. Pires. 

O evento reuniu mais de 500 municípios de todo o Brasil, e mais uma vez Curitiba foi a anfitriã do principal evento sobre cidades inteligentes e soluções urbanas sob o lema “Connecting Cities, People & Technology”. 

Nesta edição, questões relacionadas ao desenvolvimento das cidades e sustentabilidade, transporte, infraestrutura e espaços públicos, foram pautas das palestras. Além disso, temas de aspectos relacionados à tecnologia e segurança como big data, blockchain, regulamentos de privacidade, segurança cibernética e proteção de dados foram discutidos em plenárias.