Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social

Prefeito Eduardo Braide entrega produtos do programa Cidades Empreendedoras e incentiva investimentos em São Luís

08/06/2022 16h01 - Atualizada em 14/06/2022 04h11

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA), entregou, na terça-feira (7), o ‘Inventário da Oferta Turística de São Luís’, o ‘Plano de Marketing Turístico de São Luís’ e o ‘Boletim de Investimentos do Turismo de São Luís’, documentos que reúnem informações relevantes para incentivar o investimento de empreendedores na capital maranhense.

O evento ocorreu no Auditório Reis Perdigão, no Palácio La Ravardière, sede do Executivo Municipal. Os documentos estão disponíveis para consulta pública no site oficial da Prefeitura de São Luís, na seção da Secretaria Municipal de Turismo

“Primeiro eu falo com felicidade ao receber esses produtos hoje, frutos da parceria entre a Prefeitura e o Sebrae, feito por meio do Cidade Empreendedora. Tenho certeza que vamos conseguir, através desses dados que já estão disponíveis no nosso site, atrair não só quem quer visitar a cidade, mas aqueles que querem empreender, que acreditam na cidade de São Luís para montar o seu negócio aqui”, afirmou o prefeito Eduardo Braide.

O prefeito destacou que a sua gestão trabalhou durante a pandemia para salvar vidas e fortalecer a geração de emprego e renda para toda a população. O gestor também destacou que está atuando, junto a todos os secretários municipais, em projetos que possam desburocratizar processos que os empresários enfrentam para abrir empreendimentos em São Luís.

“Já somos um dos 65 destinos mais importantes do Brasil compondo o mapa turístico do Ministério do Turismo. Esses três documentos vêm ratificar essa relevância de São Luís e mostrar para todo mundo que podem investir e empreender na nossa cidade”, explicou Saulo Santos, secretário municipal de Turismo.

O programa Cidade Empreendedora tem como objetivo a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos para o aprimoramento do ambiente de negócios. Ele é executado pelo Sebrae e foi oficializado em julho de 2021.

Durante o evento, o superintendente do Sebrae, Albertino Leal, comemorou a entrega dos documentos criados por meio do programa Cidade Empreendedora.

“É uma conquista para a cidade de São Luís. Incentivamos o empreendedorismo para gerar cada vez mais empregos na cidade. Esperamos que as parcerias entre a Prefeitura e o Sebrae continuem acontecendo, os resultados são excelentes para a população”.

Documentos

Lançado oficialmente nesta terça-feira (7), o ‘Inventário da Oferta Turística de São Luís’ (confira aqui) tem como objetivo identificar os principais atrativos, serviços e infraestrutura turística do Município, além de planejar tecnicamente o desenvolvimento do turismo na cidade.

Já o ‘Plano de Marketing da Cidade de São Luís’ (confira aqui) busca definir um novo posicionamento do destino São Luís, ultrapassando o legado de gestões anteriores que fortaleceram a imagem da cidade com foco no seu patrimônio histórico, enfrentando o desafio de estabelecer São Luís como um local de experiências, com uma gama completa de atrações e empreendimentos turísticos.

O ‘Boletim de Investimentos do Turismo de São Luís’ (confira aqui) reúne dados referentes ao ano de 2019 acerca das oportunidades de investimentos para o turismo de São Luís, além de informações sobre as características geográficas e demográficas, infraestrutura, acesso à cidade, informações da oferta turística, características da demanda turística e órgãos relacionados ao turismo.

Participaram da mesa, ainda, o vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur São Luís) e presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Armando Ferreira; e o presidente da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Amdes), Felipe Mussalém.

Estiveram presentes no evento, o secretário adjunto de Governo, Emílio Murad; presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), Léa Zacheu; o gerente da Unidade São Luís do Sebrae, Mauro Formiga; a diretora do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Maranhão (Sehama), Edilene Bastos; e a coordenadora do Observatório do Turismo da cidade de São Luís, Ângela Leite.