Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social

Prefeitura encerra primeiro curso do Programa São Luís Mais Empreendedora

27/08/2021 18h12 - Atualizada em 31/08/2021 22h50
Secom

Foram encerradas na manhã desta sexta-feira (27), na Sala do Empreendedor da Região do Anjo da Guarda, as aulas do curso de Design de Sobrancelhas, promovido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Amdes), através do Programa São Luís Mais Empreendedora, que visa promover o estímulo aos negócios locais e a geração de emprego e renda. 

O primeiro curso, que reuniu vinte mulheres inscritas de várias partes da cidade, aconteceu nas dependências do Centro de Trabalho e Cidadania Casa Brasil, no Anjo da Guarda, e teve duração de 20h de aulas práticas, ensinadas por técnicos do Senac. 

Em seguida, as alunas tiveram 16h de aulas de gestão, ministradas por técnicos do Sebrae. As inscritas participaram da oficina Descomplica MEI, em que aprenderam toda a parte legal dos pequenos negócios e se eles se enquadravam como MEI ou em Microempresa. 

A gestora da Sala do Empreendedor do Sebrae, Rosanira Leite, explicou que as alunas ainda tiveram uma oficina de CANVAS, que dá uma ideia de negócio, o que elas querem passar para o cliente, além de aulas de gestão financeira e de marketing. "São noções importantes de como gerenciar estoque, precificação, encargos, marketing pessoal, produto, praça, conhecimentos que fazem muita diferença na hora de se manter vivo no mercado e se destacar entre os demais", pontuou a gestora. 

Conhecimentos que Joanilde Rodrigues, que já trabalha há 10 anos no ramo de estética, não tinha e já começou a aplicar no seu negócio.

"Eu não fazia ideia de que tinha tudo isso envolvido, não tinha noção de nada disso, eu só fazia e pronto, mas agora eu já me sinto uma empreendedora e já estou usando meu novo conhecimento na modelagem do meu negócio", afirmou. 

As noções de empreendedorismo do curso corresponderam às expectativas de Mariana Cardoso, que buscava uma capacitação mais completa para iniciar seu sonho de montar um negócio na região da Cidade Olímpica.

"Foi muito bom e realmente me deu as noções que precisava para começar meu pequeno estúdio no meu bairro, que não tem esse serviço", comemora a podóloga.

São Luís Mais Empreendedora

O programa São Luís Mais Empreendedora é uma iniciativa da Prefeitura de São Luís de fomento aos MEIs, micro e pequenas empresas e candidatos a empreendedores através da seleção, capacitação, orientação, acesso a mercados e mentoria de gestão. 

Com a oferta dos cursos, oficinas e capacitações, a Prefeitura espera como resultado um aumento das formalizações, gestão profissional, geração de empregos, mais qualidade na oferta de produtos e serviços, diminuição da mortalidade empresarial, aumento da renda e melhoria da qualidade de vida da população. 

A Prefeitura de São Luís aderiu ao Programa Cidade Empreendedora no início do mês de julho. Desenvolvido em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae-MA), sob a coordenação da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Amdes), o programa visa a implantação de políticas públicas para retomar o desenvolvimento econômico, que foi prejudicado pela pandemia da Covid-19, incentivando a cultura empreendedora na cidade e diminuindo a burocracia para os pequenos empreendedores locais.