Agência São Luís
saoluis.ma.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Prefeito Eduardo Braide celebra avanços durante Encontro Internacional de Escolas Criativas

Por Redação Agência (SECOM)

Nesta quarta-feira (4), o prefeito Eduardo Braide participou do evento “O Futuro é Criativo: Impactos para o Amanhã”, realizado pelo Programa ‘Escolas Criativas’, no auditório Norte das Águas, no Convento das Mercês, Centro Histórico de São Luís.

O evento contou com a participação de representantes de 16 redes públicas de ensino de diversas regiões do Brasil, marcando a celebração dos quatro anos de atuação do programa, com São Luís escolhida como sede do último encontro do ano.

Promovido pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), com apoio da Fundação Lemann, da Fundação Lego e outros parceiros, o evento foi um espaço de troca de experiências, celebração de conquistas e planejamento para o futuro do programa, que já impactou mais de 2.283 escolas, 45.480 educadores e 764.800 alunos em cidades de norte a sul do país.

“São Luís tem muitos apelidos carinhosos, que traduzem o amor que sentimos por essa cidade tão especial, e agora ganha mais um nome: ‘Ilha da Criatividade’. Eu me sinto profundamente honrado em ver nossa cidade sediar o Encontro Internacional de Escolas Criativas, um evento que reforça nosso compromisso com a educação. Espero que todos que participarem do encontro levem consigo um pedacinho da nossa energia criativa e saibam que as portas da nossa cidade estarão sempre abertas para iniciativas tão inspiradoras como esta”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

O prefeito Eduardo Braide também lembrou da relevância do programa para a educação pública de São Luís, que este ano registrou avanços históricos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

“É com muita alegria que vemos São Luís avançar cada vez mais nos índices de Educação Básica. O salto de 4.9 para 5.5 no IDEB deste ano dos anos iniciais, passando de 23° para 11° entre as capitais do Brasil, mostra que estamos no caminho certo, investindo em infraestrutura, formação de professores e metodologias que tornam o aprendizado mais significativo. Programas como o Escolas Criativas são fundamentais para potencializar ainda mais esses avanços”, ressaltou o prefeito.

“Nos alegra muito a escolha de São Luís para sediar este evento, que reforça o nosso compromisso com a educação da nossa cidade. Este encontro é uma oportunidade valiosa de compartilhar as experiências e práticas que desenvolvemos aqui, mostrando como estamos trabalhando para promover uma educação cada vez mais inovadora para nossos estudantes. Além disso, é uma ocasião especial para aprendermos com outras redes e ampliarmos nossas perspectivas”, disse a secretária municipal de Educação (Semed), Caroline Marques Salgado. 

Transformação educacional em números

Os resultados do Escolas Criativas têm chamado a atenção nacional. Segundo uma avaliação de impacto, escolas participantes do programa registraram um aumento no IDEB 86% superior ao das demais instituições. Além disso, houve um crescimento de mais de 10% no engajamento dos alunos cujos professores utilizam as práticas criativas promovidas pela iniciativa.

Gabriela Breviglieri, diretora executiva do Programa Escolas Criativas, destacou a importância da construção de uma comunidade de práticas entre as escolas participantes, ressaltando o papel do compartilhamento e da troca de experiências como pilares da aprendizagem criativa. Ela explicou como esse evento simboliza não apenas uma troca de resultados, mas também uma celebração do trabalho conjunto realizado ao longo dos últimos anos:

“Com essa rede de escolas juntas, criamos uma comunidade de práticas, que é um dos pilares mais importantes da aprendizagem criativa: o compartilhamento. Isso é algo que promovemos não apenas entre os estudantes, mas também entre as redes participantes. Este evento é, portanto, uma oportunidade para celebrarmos essa comunidade de práticas e incentivarmos a troca de experiências e resultados que as redes alcançaram ao longo desses quatro anos de implementação do programa.”

Trocas educacionais 

A participante Estela Endlich, que atua na Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, no Departamento de Desenvolvimento Profissional, destacou a importância da troca de experiências durante o evento realizado em São Luís.

“Estamos aqui em São Luís, uma cidade que nos acolhe e se torna uma parceira nesse processo de troca de experiências. Compartilhamos ideias sobre os projetos e as ações que estão sendo desenvolvidas, e isso é muito significativo. Esse encontro é essencial para que os professores possam proporcionar às crianças uma aprendizagem mais significativa, alinhada à realidade em que vivem e contextualizada com as necessidades de hoje, mas sempre com um olhar voltado para o futuro”.

Marcelo Dantas, gerente geral de Inovação da Educação de Recife, ressaltou o impacto do evento para os participantes.

“Esses momentos de troca são valiosos para todos os envolvidos. É uma oportunidade de expandir ideias e levar práticas bem-sucedidas para outros contextos”, disse.

Para o professor da rede municipal de ensino de Caruaru, Pernanbuco, Wellington Galindo, “esse programa causa um impacto muito grande na nossa rede, porque ele traz o sentido de aprender brincando, e a gente percebe que os estudantes aprendem mais. Um dos grandes diferenciais da aprendizagem criativa é que valorizamos o erro do aluno, entendendo que ele faz parte do processo de aprendizagem. Isso torna o aprendizado mais significativo e estimula os estudantes a se desenvolverem com confiança”. 

O programa

Criado para apoiar secretarias de educação em todo o país, o Escolas Criativas visa implementar práticas educacionais inovadoras e sustentáveis. Através de parcerias com gestores públicos, líderes escolares e professores, o programa promove o desenvolvimento de atividades pedagógicas que tornam o aprendizado mais dinâmico e significativo.

Com o olhar voltado para o futuro, o evento reforçou o compromisso da RBAC e seus parceiros em continuar apoiando as redes públicas de ensino do país.