Agência São Luís
PERÍODO
De
A

Prefeito Eduardo Braide entrega quadra poliesportiva, campo de futebol e horta em escola na Cidade Operária

Por Redação Agência (SECOM)

O prefeito Eduardo Braide entregou, na tarde de sexta-feira (11), mais uma quadra poliesportiva completamente reformada. Desta vez, a entrega foi na Unidade de Educação Básica (U.E.B) Tancredo Neves, localizada na Cidade Operária. No local também foi construído um campo de futebol e uma área com canteiros para plantação de uma horta para os estudantes.

“Agora, nossos alunos poderão usar a quadra tanto durante o dia, quanto à noite. Entregamos também um campo para futebol. Este foi mais um passo dado nesta escola, onde já havíamos feito uma ampla reforma para transformá-la em uma escola nova, assim como estamos fazendo em todas as nossas unidades municipais, transformando, assim, a educação da nossa cidade”, disse o prefeito Eduardo Braide.

O novo espaço esportivo servirá não apenas para os alunos da instituição, mas também para a população que poderá desfrutar do local para diversos eventos sociais, por meio do programa Escola Aberta. As obras foram realizadas pelas secretarias municipais de Educação (Semed) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp), dentro do programa Escola Nova.

“A gestão do prefeito Eduardo Braide vem transformando a nossa cidade e nossa educação. Esse é mais um trabalho que vem sendo feito, em diálogo com a comunidade escolar, atendendo pedidos feitos pelos professores e estudantes. Mais uma prova do compromisso e determinação do nosso prefeito em entregar o melhor para todos”, declarou a secretária municipal de Educação, Caroline Marques Salgado.

A quadra passou por uma série de melhorias, entre elas, concretagem e polimento do novo piso, com pintura epóxi e sinalização; recuperação das arquibancadas; instalação de uma nova cobertura e fechamento lateral com estrutura metálica e telha galvanizada; iluminação de LED; renovação completa do vestiário; novas instalações elétricas e hidrossanitárias; adaptações para garantir acessibilidade; além de instalação de equipamentos esportivos para futsal, basquete, vôlei e diversas outras atividades de lazer para alunos e toda comunidade.

O secretário municipal de Desportos e Lazer, Romário Barros, também presente na cerimônia e pontuou a importância da entrega para o fomento da prática esportiva dos estudantes e da comunidade local.

“Mais uma quadra novinha, um espaço de vida, esporte e lazer para toda a comunidade escolar e bairros adjacentes. Uma oportunidade de integração e fomento, não só da prática esportiva, como também de atividades culturais. Que este espaço seja bem cuidado e seja um reflexo dos bons valores do esporte”, disse o secretário.

A Prefeitura de São Luís já havia realizado outras ações nas instalações da unidade de ensino, melhorando sua infraestrutura e equipando todas as salas de aula com ar-condicionado. A iniciativa resultou em um ambiente mais confortável, beneficiando o aprendizado dos alunos e a qualidade do trabalho dos profissionais da escola.

Celebração

Alunos e comunidade escolar manifestaram satisfação com o trabalho. “Com certeza esse espaço vai ser muito bem aproveitado para fazer jogos e ações variadas. O prefeito está investindo na educação e a melhor forma é essa, fazendo as pessoas sentirem o que é educação, que não se trata apenas do mental, mas também do físico. Somos muito gratos por isso”, declarou o professor de Educação Física da escola, Maikzan Medeiros.

Com satisfação garantida e alegria estampada no rosto, Carlos Ryan, de 12 anos, falou sobre a realização de um sonho.

“Isso aqui era o nosso sonho. Agora, a gente vai poder jogar de manhã, de tarde e de noite, fazendo chuva ou sol. Estou muito feliz”, disse o estudante do 6° ano.

Além da inauguração da nova quadra poliesportiva, também foi construído um campo de futebol e uma área com canteiros destinada à implantação de uma horta, com apoio de pessoas da comunidade local. Maria do Socorro Machado Alves, responsável pela agricultura familiar da Igreja Messiânica da Cidade Operária, ajudou na realização do projeto da horta, plantando e distribuindo mudas para os canteiros da escola, para incentivar as crianças.

“A agricultura natural não faz uso de nenhum tipo de agrotóxicos, nos trazendo mais bem-estar e saúde. O nosso objetivo de trazer esse legado para esta escola é para que os alunos possam aprender e sejam motivados a praticar essa horta e, assim, terem mais saúde e aprenderem a se alimentar de forma correta e saudável”, disse Maria do Socorro.

Também participaram da cerimônia, a vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Diego Rodrigues; o secretário municipal de Segurança Alimentar, Dilmar Araújo; o subprefeito da Zona Rural de São Luís, João Francisco Leitão; a secretária adjunta municipal de educação, Gusmaia Mousinho; o coordenador da regional da Cidade Operária, Thiago Austríaco; além de lideranças comunitárias e da comunidade escolar.