Agência São Luís
PERÍODO
De
A

Prefeito Eduardo Braide entrega U.E.B. Desembargador Thales Ribeiro Gonçalves totalmente reestruturada

Por Redação Agência (SECOM)

Na manhã desta sexta-feira (11), o prefeito Eduardo Braide entregou a Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Desembargador Thales Ribeiro Gonçalves - Infantil, completamente reformada e modernizada.

Localizada no bairro Tirirical, a escola, que atende 94 crianças em idade pré-escolar (1 a 5 anos), foi mais uma unidade contemplada pelo programa Escola Nova, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

Durante a cerimônia de entrega, Braide destacou os avanços da reestruturação das unidades escolares para a educação de São Luís, desde 2021.

"Celebramos mais uma grande conquista para a nossa cidade. A U.E.B. Des. Thales Ribeiro Gonçalves é um exemplo do nosso compromisso em transformar a educação municipal, oferecendo um ambiente digno e equipado para nossos estudantes. É por conta desse trabalho contínuo que elevamos o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Município para 5.5, com investimentos que impactam diretamente na qualidade do ensino e no futuro das nossas crianças", disse o prefeito.

Em 2024, a capital maranhense atingiu a maior nota de sua história no IDEB. Nos anos iniciais da alfabetização, São Luís, que ocupava a 23ª posição entre as capitais brasileiras, avançou para a 11ª colocação, com um aumento de 4.9 para 5.5, registrando o segundo maior crescimento entre as capitais do país.

A secretária municipal de Educação (Semed), Caroline Marques Salgado, também reforçou a importância das reformas para a educação municipal.

"Cada unidade que entregamos é um passo firme para oferecer uma educação de qualidade. Estamos comprometidos com o desenvolvimento integral das nossas crianças e de todos os nossos estudantes da rede de ensino. Com as melhorias realizadas, vamos continuar superando desafios e elevando o nível da educação pública em São Luís”, afirmou.

Estrutura modernizada

As obras na U.E.B. Des. Thales Ribeiro Gonçalves contemplaram uma renovação completa da infraestrutura. Foram reformados o teto, forro, piso e as paredes, com pintura nova. Além disso, a unidade recebeu total acessibilidade. As instalações elétricas e hidrossanitárias foram substituídas e as antigas janelas de madeira deram lugar às de alumínio e vidro, proporcionando mais luminosidade.

Outro destaque importante foi a renovação completa do mobiliário e a instalação de aparelhos de ar-condicionado em todas as salas, garantindo mais conforto térmico para os estudantes e profissionais. Jogos pedagógicos e área de recreação com brinquedos também foram entregues.

Comunidade escolar celebra mudanças

A entrega da nova estrutura foi marcada por momentos de alegria e agradecimentos por parte de pais, alunos e funcionários. A professora Cecília Rodrigues ressaltou o impacto das melhorias no processo pedagógico.

"Mais do que uma reforma estrutural, o que aqui recebemos foi uma verdadeira transformação. Agora, além de estarmos em um espaço seguro e moderno, também temos novos materiais pedagógicos, que vão enriquecer ainda mais o aprendizado. As crianças estão mais motivadas, e nós, profissionais, temos melhores condições de trabalho”, afirmou Cecília.

Mãe de alunos da escola, Juliana Kelly estava empolgada com a nova estrutura escolar dos filhos. "A gente fica muito mais tranquila sabendo que nossos filhos estão em um ambiente todo reformado, com ar-condicionado, material novo e professores comprometidos. Dá segurança e alegria mandá-los para a escola todos os dias. Somos pura gratidão e felicidade”, disse Juliana.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades municipais, incluindo o subprefeito da Zona Rural, João Francisco Leitão, e os secretários municipais Diego Rodrigues (SMTT) e Simão Cirineu (Seplan); a secretária adjunta da Semed, Gusmaia Mousinho e a secretária adjunta da Semosp, Leilane Alves; representantes do parlamento municipal também estiveram presentes, além de servidores, lideranças comunitárias e moradores.

Com a entrega da U.E.B. Des. Thales Ribeiro Gonçalves, o programa Escola Nova segue cumprindo seu compromisso de garantir uma educação de qualidade, tanto na infraestrutura quanto no suporte pedagógico, refletindo diretamente no crescimento dos índices educacionais da capital maranhense.