Milhares aplaudem Fagner e Forrozão Tropykália no Arraial da Cidade que recebe Zezé Di Camargo & Luciano e Felipão & Forró Moral
Por Redação Agência (SECOM)
Um dos mais vitoriosos artistas da Música Popular Brasileira e uma das mais emblemáticas bandas de forró das antigas abrilhantaram a noite de sábado (29), Dia de São Pedro, no Arraial da Cidade, montado pela Prefeitura de São Luís na Praça Maria Aragão (Beira-Mar).
Fagner e Forrozão Tropykália deram um show de musicalidade no Palco Cidade, estrutura erguida ao lado da praça, reservada às atrações nacionais. A festança continua neste domingo (30), a partir das 19h, última noite, com shows de Zezé Di Camargo & Luciano e Felipão & Forró Moral. A programação pode ser acompanhada, ao vivo, pelo canal oficial da Prefeitura no YouTube.
“Temos feito uma festa para a população de São Luís se divertir, aproveitar o nosso São João. O Arraial da Cidade é tradicional na capital e aqui as pessoas podem curtir as apresentações dos grupos folclóricos, shows e também as comidas típicas e os espaços planejados para dar conforto e tranquilidade ao público e este ano, mais uma vez, o arraial foi um sucesso”, destacou o prefeito Eduardo Braide.
Zezé Di Camargo & Luciano colecionam sucessos e se orgulham de terem mais de 100 canções regravadas por outros artistas, inclusive em hebraico e russo. Ao mesmo tempo, os artistas são constantemente perguntados sobre os novos projetos da dupla, já que o último trabalho junto foi o álbum “Dois Tempos - Parte 2”, em 2017.
Desde então, Luciano lançou, em 2020, o projeto gospel “A Ti Entrego”, com o qual vem trabalhando apresentações no Brasil inteiro, enquanto, mais recentemente, Zezé caiu na estrada com a divulgação de seu álbum solo ‘Rústico”. No entanto, os dois se reuniram para apresentações no São João.
A atual turnê reúne seus principais sucessos, incluindo pedidos de fãs que já não apareciam nos shows há alguns anos. Muitas das canções do setlist representam o que, por muito tempo, foi chamado de “lado B” da dupla, apesar de elas já terem sido gravadas inúmeras vezes. Do sertanejo, eles são os artistas mais regravados. Edson & Hudson, por exemplo, já gravaram umas 20 músicas dos irmãos. César Menotti & Fabiano têm um CD inteiro de regravações.
Com mais de 20 anos de carreira, o cantor Felipão vai apresentar repertório com revisitação a sua essência como artista e canções do DVD gravado em 2023, com músicas inéditas e participações de cantores como Xand Avião, Dorgival Dantas e Mara Pavanelly. O setlist também conta com regravações de artistas renomados.
Fagner e Tropykália
No sábado (29), o show de Fagner e Forrozão Tropykália reuniu uma multidão e contou com a presença do prefeito Eduardo Braide, acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide, e do secretário municipal de Cultura, Maurício Itapary. O cearense, que celebra 50 anos de carreira acumulando sucessos desde o disco “Manera Fru Fru, Manera: O Último Pau de Arara”, de 1973, encantou a plateia com um repertório variado, composto principalmente de pérolas que marcaram a trajetória dele como artista.
No roteiro do show, embalaram os corações dos maranhenses músicas como “Canteiros”, “Espumas ao vento”, “Borbulhas de Amor” e “Deslizes”, para citar algumas. O público chegou cedo e rapidamente lotou a arena em frente ao palco. A fotógrafa Flora Dolores foi com a família prestigiar Raimundo Fagner.
Ela estava com um grupo liderado pela tia, que levou comida e bebida em uma caixa térmica para consumir durante o evento.
“Chegamos cedo para garantir um lugar bom e prestigiar Fagner, pois a minha tia adora. Ele realmente merece toda essa nossa mobilização”, disse Flora Dolores.
Forrozão Tropykália, por sua vez, entoou seus mais dançantes e tocados sucessos, a exemplo da emblemática “Planeta de Cores”, que compõe o DVD da banda gravado em São Luís no ano de 2005, reunindo uma multidão formada por cerca de 60 mil pessoas na arena do Multicenter Sebrae. Foi a primeira música que a banda apresentou. Os vocalistas Carlinhos Gabriel e Klebia Camargo também cantaram sucessos como “Você Fugiu de Mim”, “Onde Está Você” e “Não Dá Prazer”.
As execuções contaram com a parceria do próprio público, que sabia todas as músicas na ponta da língua. “Você fugiu de mim, como se eu fosse nada / Acabou com a minha vida, meu silêncio é uma palavra / Eu não sei mais quem sou”, cantava a estudante Laura Rebeca Macêdo, repetindo a letra de “Você fugiu de mim”.
“Nós fomos recebidos com muito carinho por esse Maranhão que a gente ama e que representa uma parte significativa na nossa carreira”, disse Carlinhos Gabriel, que anunciou também a gravação de outro DVD em celebração aos 20 anos do show na arena do Sebrae, o que está sendo organizado para acontecer em 2025.
Espaços temáticos
Antes dos shows, o público se revezou também entre os espaços temáticos, sempre muito procurados a cada noite de festança no arraial. O Barracão do Forró ferveu com o grupo Top Xote. O Espaço Reggae animou no embalo da banda Guetos e a Tenda Hot Mix recebeu o DJ Marcone Cutrim. Neste domingo (30), a partir das 19h, o espaço dedicado ao forró recebe Xeleleu. Já na área exclusiva das ‘pedras de responsa’ desembarca o grupo Vila Verde. A Tenda Hot Mix vai agitar com a Equipe Hot Mix.
Além de Fagner e Forrozão Tropykália, o tablado 360 graus recebeu, no sábado (29), os bois Encanto de Alcântara, Brilho da Areia Branca, Sonhos, União da Baixada, Maioba e Upaon Açu, além do Grupo Gdam e o Boi da Maioba. Tanto a área do Palco Cidade quanto a arena da Praça Maria Aragão ficaram lotados de gente.
Quem se diverte no Arraial da Cidade e precisa se deslocar de ônibus, não se preocupa com horário de retorno para casa. Por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), a Prefeitura de São Luís ampliou os horários e quantitativos de ônibus até o término da programação. A operação dos coletivos ocorre sempre das 22h até às 2h, saindo dos terminais de integração para diferentes regiões.
O espaço recebe apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Além disso, há sistema de videomonitoramento. Em noites de programação, a SMTT atua com agentes de trânsito e fiscais de transporte em pontos estratégicos orientando o trânsito e a regularidade do atendimento do serviço de ônibus aos usuários nos terminais e nas garagens das empresas consorciadas. A frota reserva de apoio de todos os terminais de integração é acompanhada pelo Centro de Controle de Operações (CCO).