Agência São Luís
saoluis.ma.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Arraial da Cidade agita com muito forró

Por Redação Agência (SECOM)

As bandas Forró da Brucelose e Noda de Caju garantiram altas doses de descontração no Arraial da Cidade na noite de sábado (22). O evento, de iniciativa da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), atraiu à Praça Maria Aragão (Beira-Mar) público amante do forró das antigas, algo que nunca sai de moda.

No tablado reservado à maranhensidade, a noite esquentou com o charme, o bailado e a magia de diversos grupos folclóricos. A programação pode ser acompanhada, ao vivo, pelo YouTube da Prefeitura.

Neste domingo (23), a estrela da noite será a cantora Alcione, que protagonizará um dos shows mais esperados da temporada. A maranhense fará uma apresentação especial a seus conterrâneos, entoando conhecidos sucessos e as músicas emblemáticas do São João do Maranhão.

Além da 'Marrom', está confirmada a apresentação do cantor tocantinense Enovey Fernandes, que levará o público a entrar na onda da seresta. O artista, que se tornou conhecido como humorista no TikTok, já é bastante ouvido no Spotify.

“Não poderíamos realizar uma festa como essa sem trazer a estrela maior da música brasileira, que é Alcione, a nossa mais ilustre conterrânea. A ‘Marrom’ sempre nos abrilhanta com momentos musicais que ficam marcados em nossa memória. É, com certeza, um dos shows mais especiais da nossa grade de convidados. Além dela, vamos nos encontrar com um artista tocantinense que está fazendo história. Evoney Fernandes vai contribuir, com certeza, para o sucesso da nossa festa”, disse o prefeito Eduardo Braide.

Além dos shows, se apresentam os grupos Cacuriá Mirim Rabo de Saia, Boi Pérola dos Lençóis, Boi Pirilampo, Boi de Ribamar e Boi de Pindaré. No Barracão do Forró se apresenta o grupo Caboze e no Espaço Reggae tem a cantora Núbia. Na Tenda Hot Space se apresentam os DJs Aquiles e Claudinho Polary.

Brucelose e Noda de Caju

As duas atrações nacionais de sábado (22) foram antecedidas pelo show do cantor Erick Andrade. Já conhecido do público local, ele foi escalado para fazer a abertura da programação em homenagem ao ritmo mais popular da região Nordeste.

Erick, que ao longo do ano flerta com a axé music, apresentou músicas em sintonia com as festas juninas, com doses generosas de regionalismo, forró tradicional e forró das antigas, mas também incluiu canções extra-juninas.

“Obrigado ao prefeito Eduardo Braide por nos dar essa oportunidade de cantar nessa festa linda”, disse Erick, que se apresentou ao lado da cantora Eli Vasconcelos, sua esposa.

O público começou a chegar no animado terreiro por volta das 19h. A banda Forró da Brucelose, surgida na década de 1990, foi a primeira a se apresentar, mostrando a cadência de seu repertório, que inclui canções como “Eu não vou chorar”, “Vem me Amar”, “Roda Gigante” e “Meu lugar”, para citar algumas. O grupo tem cerca de 30 anos de história. Em São Luís, chegou a gravar um CD duplo em 1990, reunindo 40 mil pessoas.

Brucelose é o fundador do forró romântico de vaquejada, e que nunca perdeu a essência, continuando a fazer muitos casais dançarem e se apaixonarem.

“Nós persistimos sempre mantendo a nossa identidade e seguimos fazendo shows pelo Brasil. Hoje aqui em São Luís e amanhã em Caruaru, em Pernambuco”, disse o sanfoneiro Gilson Machado Neto.

Noda de Caju, já conhecida do público forrozeiro, por sua vez, fez um passeio pelas canções que a tornaram um dos grupos de maior sucesso dentro desse gênero musical, agora chamado de forró das antigas. “Lindos Momentos”, “Pétalas de Neon”, “Tanto Amor” e “Miragem no Deserto” são sucessos emblemáticos aplaudidos e cantados pelos fãs ludovicenses.

A banda chegou com a potência vocal da nova formação e a apresentação destacou músicas autorais, com muito forró raiz e homenagens a outros grupos que apostam no estilo romântico.

Além dos shows, quem se dirigiu ao Arraial da Cidade no sábado (22) curtiu a Quadrilha Mocinha do Sertão Mirim, a Dança do Lelê de São Simão, o Boi de Guimarães, o Boi Famosão de Humberto de Campos, o Boi de Morros, o Boi de Santa Fé e o Boi Brilho da Terra.

O Boi Famosão roubou a cena. O enorme boi que evolui no terreiro graças à força de várias pessoas debaixo dele ganhou a simpatia, principalmente dos turistas.

“Que legal, eu nunca tinha visto um boi desse tamanho em uma festa junina, somente em desfiles de escolas de samba”, disse a turista gaúcha Mirna Dickmann Machado.

O Boi de Morros atraiu os olhares do público que circulava no terreiro e reuniu muita gente no entorno do tablado. Conhecido também pela beleza das índias e índios que formam seu corpo de baile, sempre exibindo corpos esculturais, o grupo folclórico criado na região do Munim e comandado por Clarissa Lobato deu um show.

“É um dos grupos mais bonitos que já vi no São João do Brasil. É muita gente bonita reunida”, elogiou Simone Rios, turista do Rio Grande do Norte, que também aplaudiu a comida típica maranhense vendida no arraial.

A festa foi abrilhantada, ainda, pela banda Mix in Brazil, capitaneada pela cantora Mairla Oliveira, que chegou com a energia nas alturas e um figurino reverenciando as quadrilhas nordestinas.

“Nós sempre escolhemos um figurino de acordo com o evento. Essa é uma das características marcantes da nossa banda. Fazemos tudo pensando em agradar a plateia”, frisou Mairla Oliveira.

Espaços temáticos

O forró das antigas dividiu as atenções com o típico forró nordestino, que atraiu os casais ‘pés de valsa’ ao Barracão do Forró, comandado pelo grupo Encaixotado. O reggae não ficou por baixo no espaço temático dedicado ao gênero musical, que foi como um imã aos simpatizantes das “pedras de responsa”, dentro do repertório do DJ Bives. A descontração também reinou na Tenda Hot Space, tendo na pick o DJ Zeca Pinheiro e a equipe Hot Mix.

Por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), a Prefeitura de São Luís ampliou os horários e quantitativos de ônibus para atender ao público até o término da programação, inclusive na noite deste domingo (23).

A operação dos coletivos ocorre sempre das 22h até às 2h, saindo dos terminais de integração para diferentes regiões. O espaço recebe apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Além disso, há sistema de videomonitoramento. Em noites de programação, a SMTT atua com agentes de trânsito e fiscais de transporte em pontos estratégicos orientando o trânsito e a regularidade do atendimento do serviço de ônibus aos usuários nos terminais e nas garagens das empresas consorciadas. Além disso, a frota reserva de apoio de todos os terminais de integração é acompanhada pelo Centro de Controle de Operações (CCO).