Programação especial da Prefeitura em celebração aos 411 anos é encerrada com festa na Vila Industrial, Anjo da Guarda, Cidade Operária e Ilhinha
Por Redação Agência (SECOM)
Vila Industrial, Anjo da Guarda, Cidade Operária e Ilhinha fecharam, no último fim de semana, a programação do 'Aniversário no Bairro', realizado pela Prefeitura de São Luís em comemoração aos 411 anos da capital. Ao todo, 12 bairros foram contemplados com apresentações gratuitas do espetáculo 'Choperia Pão Com Ovo' e shows dos cantores Luan Costa e Elias Monkbel.
"Chegamos ao fim dessa programação especial em comemoração aos 411 anos de São Luís. Essa festa começou na Praça Maria Aragão, no início de setembro e, em seguida, demos continuidade nos bairros, levando cultura e diversão para perto das casas das pessoas. É mais um presente para a nossa cidade. Agradeço a cada um que atendeu ao nosso chamado e se fez presente em cada uma das 12 localidades por onde passamos", disse o prefeito Eduardo Braide.
A primeira parada da última semana de programação foi na quinta-feira (28), no bairro Vila Industrial, Zona Rural de São Luís. Por lá, os moradores lotaram o gramado do campo de futebol do Rói Coco e se divertiram com o espetáculo 'Choperia Pão Com Ovo', logo após, o cantor Luan Costa fez todo mundo dançar e cantar ao som de seus principais sucessos.
A agente de crédito, Aldineia Souza, moradora da Vila Industrial, destacou a importância da iniciativa da Prefeitura de São Luís em democratizar o acesso à cultura, tornando espetáculos de comédia e shows acessíveis a todos.
"Estou no fundo do quintal da minha casa, praticamente. Quando eu soube da programação, vim correndo aproveitar também. É muito interessante essa iniciativa da Prefeitura. Muitas pessoas aqui não têm condições para comprar ingresso de um espetáculo teatral, como o Pão Com Ovo, ou de um show, e tendo tudo isso aqui de graça na Zona Rural da nossa cidade é muito bom", afirmou Aldineia.
Já na Ilhinha, último bairro a receber a programação, no domingo (1º), a noite também foi de muita alegria e casa cheia. A avaliação do público foi positiva para a festa em comemoração ao aniversário da cidade.
Foi a primeira vez que a professora Daniela Carvalho, moradora da Ilhinha, viu de perto o espetáculo da turma do Pão Com Ovo, acompanhada da irmã, filha e esposo. Para ela, foi uma oportunidade única ter perto de casa atrações prestigiadas do público maranhense.
"Eu estou achando bastante divertido, bem alegre. É a primeira vez que assisto ao espetáculo Pão Com Ovo. É uma oportunidade para as pessoas aqui do bairro, principalmente para as crianças, que não têm a oportunidade de ir até o teatro. Várias pessoas não têm a oportunidade de ir até eles, e eles estão indo até as comunidades. Muito bom mesmo", declarou a professora.
Estiveram presentes no último fim de semana de programação da festa em comemoração aos 411 anos de São Luís, a vice-prefeita Esmênia Miranda; os secretários Marco Duailibe (Cultura); Diego Rodrigues (SMTT) e Romário Silva Barros (Semdel); o subprefeito da Zona Rural, Dilmar Araújo; os vereadores Fátima Araújo (PCdoB) e Marcos Castro (PMN), além do deputado estadual Fernando Braide (PSD).
Obras nas comunidades
Durante o 'Aniversário no Bairro', o prefeito Eduardo Braide anunciou um pacote de obras em cada um dos 12 bairros que receberam a programação especial. Essas intervenções incluem reformas em escolas, revitalização de quadras esportivas, construção de creches, além da implementação de asfalto novo e iluminação em LED. Uma celebração que não apenas entretém, mas também deixa um legado positivo para as comunidades.
Descentralização da cultura
O secretário municipal de Cultura, Marco Duailibe, expressou sua satisfação com a receptividade calorosa das comunidades que receberam a programação do 'Aniversário no Bairro'. Ele enfatizou que a descentralização da cultura em São Luís é uma prioridade do prefeito Eduardo Braide e que esta edição do evento foi um sucesso e um presente ao povo da capital maranhense.
"Todas as comunidades onde levamos a programação do Aniversário no Bairro nos abraçaram muito bem, e essa é uma preocupação do prefeito Eduardo Braide, em descentralizar a cultura aqui na nossa cidade. Esta edição do Aniversário no Bairro foi um sucesso, o público realmente compareceu ao nosso chamado. Tudo foi pensado com muito carinho para todas as pessoas de todas as 12 comunidades onde passamos", destacou Marco Duailibe.
O ator Adeilson Santos, que interpreta Dijé, na comédia 'Pão com Ovo', agradeceu o convite da Prefeitura de São Luís e ressaltou a importância de levar teatro para as comunidades. Ele descreveu o projeto como um dos mais belos da cidade, enfatizando a necessidade de alcançar bairros distantes da capital.
"Trazer teatro para as comunidades, de uma forma leve, dentro do aniversário de São Luís, nos deixa muito felizes. Só temos a agradecer à Prefeitura de São Luís e a todas as pessoas que estiveram conosco, nos prestigiando e participando do espetáculo com a gente em todos os bairros onde passamos, dos mais distantes aos mais próximos do Centro", pontuou o ator.
O deputado estadual Fernando Braide destacou a importância da iniciativa da Prefeitura de São Luís, que além de promover a valorização cultural na cidade, também incentiva o empreendedorismo e a geração de renda.
"Parte da população, que muitas vezes não tem acesso aos espetáculos, tem a oportunidade de assistir pertinho de casa e isso é muito importante para fortalecer o sentimento de pertencimento dos cidadãos. Além disso, o projeto incentiva o empreendedorismo, a geração de renda, que são tão importantes para a população", declarou o parlamentar.
Programação com segurança e conforto
Para garantir a segurança e a tranquilidade dos participantes, a Polícia Militar do Maranhão (PMMA) e a Guarda Municipal de São Luís estiveram presentes, com equipes distribuídas em todos os 12 bairros que receberam a programação e nos entornos.
Além disso, agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) coordenaram o trânsito para garantir uma experiência segura para todos os presentes.
A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) disponibilizou, também, seguranças privados e bombeiros civis. Também estiveram presentes equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Blitz Urbana, limpeza e iluminação.