Agência São Luís
saoluis.ma.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Bandas de forró das antigas atraem mais de 70 mil à programação da Prefeitura na Maria Aragão

Por Redação Agência (SECOM)

Um dos ritmos mais característicos da região Nordeste deu o tom do quinto dia de programação musical organizada pela Prefeitura de São Luís em homenagem aos 411 anos da ‘Ilha do Amor’.

Um público estimado em mais de 70 mil pessoas, segundo a Guarda Municipal, curtiu shows de quatro bandas tradicionais de forró das antigas, que animaram a Praça Maria Aragão na noite de quinta-feira (7). A multidão entrou no gingado dos grupos Cavalo de Pau, Tropikália, Mastruz com Leite e Magníficos. A programação de sexta-feira (8), será especial, com a presença de Alcione e Maiara & Maraísa. 

O prefeito Eduardo Braide, que dançou e cantou com a primeira-dama, Graziela Braide, anunciou algumas bandas convidadas, recebendo os aplausos da plateia.

“Hoje não é dia para se falar muito, apenas para dançar e cantar no embalo do forró das antigas, que todo mundo gosta. Tem alguém cansado aí?”, convocou o prefeito, recebendo os aplausos da plateia.

A primeira a se apresentar foi Cavalo de Pau, que fez um show completo ao som de clássicos como “Timidez”, “Estrelinha do céu”, “Brincar de amar” e “Passos na areia”. A noite apenas começava a esquentar e o público não parava de chegar na Maria Aragão, proveniente de diversos bairros de São Luís, entre crianças, jovens, adultos e idosos. Pais que vivenciaram o boom das bandas de forró levaram os filhos, que estavam curiosos para assistir aos shows ao vivo.

“Nós nos divertimos muito com essas bandas quando éramos mais jovens e agora trazemos nossos filhos para ver de perto o que é um show bom, em que as pessoas vêm exclusivamente para dançar, conhecer alguém interessante e ser feliz”, disse o professor Júlio César Mendonça, morador do Cohatrac, que levou a esposa e os dois filhos, um de 18 e o outro de 23 anos. 

Em seguida, entrou Forrozão Tropikália, conhecida nacionalmente por lotar shows em todo o Brasil. O público cantou com o grupo suas mais famosas músicas, como "Planeta de Cores", "Você Fugiu de Mim", "Antes que amanheça", "Verdadeiro Amor", "Não dá Prazer", entre outras, além de homenagens a outras bandas e artistas. O vocalista Carlinhos Gabriel, da formação original, foi um dos mais aplaudidos e tirou o sapato para ficar mais à vontade no palco.

 “Quando nós gravamos nosso DVD aqui em São Luís, em 2003, tínhamos ali pessoas que hoje estão trazendo seus filhos para nos prestigiar. E isso é muito gratificante, pois é um sucesso que passa de geração em geração, e estar aqui comemorando os 411 anos de São Luís é outro episódio que também vai fazer parte da nossa história”, disse Carlinhos Gabriel, que se apresentou ao lado de Klebia Camargo. 

Mastruz com Leite entrou na sequência, quando a praça já estava completamente lotada e convidou o público para continuar a animação. A banda considerada pioneira e criadora do forró eletrônico, por muitas chamadas de “banda-mãe do forró das antigas”, já vendeu mais de 10 milhões de discos em todo o Brasil. O show foi marcado por repertório com as mais pedidas: “Meu Vaqueiro, Meu Peão”, “A Praia”, “Noite Fria”, “Meio Dia”, “Menino Sem Juízo”, “Dá Notícias” e “A Saga de um vaqueiro”, entre muitas outras. 

A multidão não parou um só minuto com Mastruz com Leite e os casais entraram no clima.

“Acho que forró das antigas é sempre um ritmo presente, pois todo mundo gosta. Como você pode ver aqui hoje, vieram pessoas de todas as idades para curtir com alegria e tranquilidade, dançando e cantando”, disse a enfermeira Maria Helena Nunes, moradora do bairro Altos do Calhau. 

A vocalista da Mastruz, Mara Rodrigues, disse que já estava com saudade da ‘Ilha do Amor’, cidade onde ama cantar.

“Nós gostaríamos de agradecer ao prefeito Eduardo Braide, à primeira-dama, Graziela Braide, e a todos da Prefeitura de São Luís que estão fazendo essa grande festa”, disse Mara Rodrigues. 

Magníficos

O evento foi encerrado com ‘chave de ouro’. A banda Magníficos, criada em 1995 na cidade de Monteiro, no interior da Paraíba, foi a última a se apresentar e mostrou porque é sucesso ao longo de mais de duas décadas de carreira. É uma das mais bem sucedidas do gênero de forró eletrônico e dona de grandes sucessos como “Verdadeiro Amor”, “Meu Tesão é Você”, “Me Usa” , “Apaixonada”, “Tentando Me Evitar”, “Só Depende de Nós”, “Carta Branca”, “O Encanto”, “A Preferida do Brasil”, entre outras, entoadas ao longo da apresentação contagiante e bastante aplaudida. 

“Nós estamos muito felizes, pois hoje é uma noite nostálgica, com a presença de várias bandas cantando seus maiores sucessos. Está sendo maravilhoso poder participar das homenagens aos 411 anos de São Luís, que sempre acolheu a Magníficos muito bem”, agradeceu o vocalista Fernando Frajola.

Alcione e Maiara & Maraísa

Nesta sexta-feira, 8 de setembro, a festa terá continuidade com uma programação especial para celebrar os 411 anos de São Luís, com shows da maranhense Alcione e da dupla sertaneja Maiara & Maraísa. 

A “Marrom” promete uma homenagem à altura a sua terra natal, cujas raízes sempre agregou em seu projeto musical, desde quando afivelou as malas e partiu para alçar voos mais altos, tornando-se uma das mais bem sucedidas artistas brasileiras de todos os tempos. 

Maiara & Maraísa, por sua vez, retornarão ao Maranhão por um motivo mais que especial, que é celebrar o aniversário da cidade cantando para o povo em praça pública. 

As gêmeas mais amadas do Brasil vão entoar músicas que os fãs querem ouvir, como “Esqueça-me se for capaz”, “Tchau”, “Nem Tchum”, “A pessoa errada”, “Jogo é Jogo”, “Repertório de Outro”, “Ai Que Vontade”, “Separada”, “Ligação de Emergência”, “Coração Infectado”, entre muitas outras.