Agência São Luís
PERÍODO
De
A

Prefeitura realiza programa de qualificação profissional para trabalhadores das feiras e mercados de São Luís

Por Redação Agência (SECOM)

A Prefeitura de São Luís, por meio da  Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), tem colocado em prática o Plano de Formação Continuada voltado para qualificar feirantes, gestores dos Mercados e para os empreendedores da Feirinha São Luís.

Durante este bimestre foram oferecidos diversos cursos de forma híbrida, coordenado pela Semapa em parceria com a Associação Comercial do Maranhão e o Sebrae/MA. Essas ações fazem parte do programa Qualifica Feiras e Mercados, que será desenvolvido em várias etapas até o final deste ano.

O Secretario Liviomar Macatrão fala sobre a importância de investir na qualificação desse público. "A Prefeitura na gestão Eduardo Braide tem se empenhado em qualificar as feiras e mercados de São Luís. Entendemos a importância de qualificar os profissionais que trabalham diariamente nestes ambientes para que possamos desenvolver economicamente cada vez mais o setor. Nosso objetivo através da capacitação profissional é proporcionar qualidade ao serviço de comercialização nos mercados e feiras de São Luís e aos empreendedores da Feirinha São Luís, com cursos que ampliem seus conhecimentos para o empreendedorismo com responsabilidade social", relatou o secretário.

Para os empreendedores da Feirinha São Luís, a Semapa está desenvolvendo o Programa Empreender com a oferta de cursos aos empreendedores da Feirinha.

"Cada dia que vamos ao curso nos fortalecemos e nos sentimos mais capacitados para ter um trabalho de melhor qualidade. A Semapa está nos proporcionando esse crescimento como empreendedor de São Luís com a Feirinha", disse a empreendedora Vinólia Andrade.

Durante o mês de junho, a qualificação para os feirantes e gestores de mercado foi realizada pela equipe de profissionais da Semapa, com a participação de consultores do Sebrae e Associação Comercial, do Maranhão, técnicos, agrônomos, veterinários, gastrônomos e nutricionistas, que abordaram diversos temas, entre eles, sobre o manuseio, reaproveitamento e boas práticas com os alimentos.

O coordenador do Programa Qualifica Feiras e Mercados, Patrick Toledo Ayres, relatou que é a primeira vez que um trabalho tão amplo de capacitação e empreendedorismo  é realizado pela Semapa. "Ficamos satisfeitos ao ver que o público recebe tudo com muito entusiasmo. Os palestrantes e toda nossa equipe abraçaram o Programa com todo empenho. Quando apresentamos aos parceiros, como o Sebrae, fomos bem recebidos e tudo isso tem contribuído para o sucesso do Programa Qualifica Feiras e Mercados, disse Patrick Ayres.

Para o próximo bimestre, o Município vai realizar nova programação de palestras e cursos, com destaque para a parceria com do Sebrae que trará cursos de empreendedorismo e orientação sobre o MEI. O objetivo agora é ampliar a participação dos feirantes, gestores de mercados e empreendedores, por isso é importante ficarem atentos para realizarem suas inscrições nos cursos e aproveitarem o máximo do que a Prefeitura de São Luís tem oferecido com o Programa Qualifica Feiras e Mercados.