Agência São Luís
PERÍODO
De
A

Prefeitura de São Luís lança programa para qualificar assistência técnica aos produtores rurais da capital

Por Redação Agência (SECOM)

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), lançou, na última segunda-feira (31), o programa Melhor Assistência Técnica. A ação conta com a parceria da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima).

O evento que marcou o início do programa foi realizado na Comunidade de Igaraú, em três unidades produtivas instaladas no local. O programa visa capacitar pequenos e médios produtores com potenciais para o empreendedorismo. O objetivo é fornecer assistência aos produtores cadastrados pela Semapa, o que será feito gradativamente. Nesta primeira etapa, a Semapa atenderá 75 produtores e a Sagrima atenderá 25 por um período de 10 meses.

A meta é alcançar todas as comunidades produtivas de São Luís. O programa Melhor Assistência Técnica se dará em duas fases. Na primeira, será feito um diagnóstico da comunidade produtiva e na segunda serão fornecidas instruções para melhor o manejo, de acordo com cada tipo de produto: do plantio até a venda.

"Esse será um programa que impulsionará a produção rural em São Luís, realizado por determinação do prefeito Eduardo Braide que tem priorizado o fomento e incentivo às atividades da cadeia produtiva da zona rural da cidade. Teremos técnicos regularmente nas unidades prestando assistência permanente durante 10 meses aos produtores para orientar sobre tipo de manejo de cada produto, melhor irrigação, tipo de adubo adequado para esse plantio, entre outros aspectos da produção e venda”, disse o titular da Semapa, Liviomar Macatrão.

Além do secretário da Semana, Liviomar Macatrão e equipe da Semapa, estiveram presentes também, no lançamento do programa, a secretária adjunta da Sagrima, Andreia Amorim, e técnicos que atuarão nas comunidades.