Prefeito Eduardo Braide vistoria obras de drenagem e pavimentação no Santa Bárbara
Por Redação Agência (SECOM)
A Prefeitura de São Luís está trabalhando em ritmo acelerado para concluir as obras de drenagem profunda na região do Santa Bárbara. Na manhã deste sábado (23), o prefeito Eduardo Braide acompanhou as frentes de trabalho na Avenida da Saudade, no bairro São Raimundo, e na Rua da Brasília, no Cruzeiro de Santa Bárbara. A previsão é que a implantação da rede de drenagem, que já está 85% concluída, seja entregue até o fim do mês de março. Também segue avançando a pavimentação da Avenida São Jerônimo. A obra vai dar fim aos alagamentos e ampliar a mobilidade urbana na região, beneficiando cerca de 60 mil moradores.
“Os serviços que a Prefeitura de São Luís está realizando nesta região são extremamente importantes, pois vão garantir mais infraestrutura para as comunidades rurais que historicamente sofrem com problemas como alagamentos e a falta de acessibilidade. Nossa meta é concluir toda esta primeira etapa das obras antes do início do período de chuvas mais intensas, até o mês de março. Estamos com sorte que o sol tem colaborado estes dias para que os serviços possam avançar com mais celeridade”, informou.
A Avenida da Saudade, no São Raimundo, tem cerca de 2 quilômetros de extensão e é uma das mais importantes da região. Ela segue desde a entrada do bairro até as adjacências do Cajupe, nas proximidades do cemitério local. Ao longo de toda extensão da via foi implantada rede de drenagem para o escoamento da água das chuvas. Atualmente, a avenida recebe serviço de terraplanagem para que comece a ser preparada para receber asfaltamento. A avenida tem quatro faixas de trânsito, isto é, duas para cada sentido da via. Além da drenagem profunda e da pavimentação, a via receberá meio-fio, calçadas e sarjeta também.
Já nas ruas paralelas estão sendo implantados os ramais que dão suporte à rede principal. Uma destas ruas é a Nonato Cassas onde as equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) trabalham na implantação de bocas de lobo e caixas de passagem. Outro ponto da obra vistoriado pelo prefeito Eduardo Braide foi a Rua da Brasília, onde também está sendo implantada a tubulação para a passagem da água.
Ao todo, serão 12 quilômetros de rede de drenagem profunda em toda a região, que irão beneficiar em torno de 60 mil moradores de 30 bairros e comunidades rurais. O titular da Semosp, David Col Debella, afirmou que as obras serão concluídas ainda no primeiro trimestre deste ano. “Estamos com 85% das obras de drenagem finalizadas. A parte de terraplanagem já está 90% pronta e o asfaltamento ainda tem 60% para ser concluído. Com isso e com o tempo favorável, sem chuvas intensas, em três meses conseguimos entregar toda esta obra para a população. Esta é a meta estabelecida pelo prefeito Eduardo Braide e estamos trabalhando para cumprirmos”, disse.
Ana Luiza Assis Silva mora há 50 anos na Avenida da Saudade e conhece bem o sofrimento que as chuvas causam. “A minha casa é uma das várias que já foram invadidas pelas chuvas. Se Deus quiser, não teremos mais esse tipo de problema”, disse.
Quem também está ansiosa para o fim da obra é Rosemary Aguiar, que mora na Avenida da Saudade há 20 anos. “Aqui quando chove vira uma piscina. A gente padece demais. Mas tenho certeza que quando acabar a obra tudo vai melhorar para a gente”, comentou.
Também está avançando a pavimentação da Avenida São Jerônimo, que tem 2,4 quilômetros de extensão. Cerca de 30% de toda a via já conta com asfalto novo. A nova pavimentação vai melhorar a mobilidade urbana e a acessibilidade viária da região já que a via é a principal de todo o entorno e cruza bairros importantes como Cruzeiro de Santa Bárbara, Santa Bárbara, Vila Nova e Vila Vitória.