Gabinete da Vice-Prefeita

Prefeitura de São Luís promove 1º encontro “Mulheres, Nosso Maior Patrimônio” em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

09/03/2023 17h45 - Atualizada em 20/03/2023 18h35
Secom

Homenagens, reconhecimentos e debates relevantes. Assim foi o 1º Encontro “Mulheres, Nosso Maior Patrimônio”, celebrado pela Prefeitura de São Luís, no Teatro da Cidade (antigo Cine Roxy, Rua do Egito - Centro), nesta terça-feira (8). O encontro teve organização da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), da Vice-Prefeitura e da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), em parceria com a Fecomércio e o Sesc.

O prefeito Eduardo Braide exaltou o trabalho de cada mulher que faz parte da gestão municipal e enfatizou a importância de cada uma, em todos os espaços e contextos em que vivem.

“Cada uma de vocês é um patrimônio para o seu companheiro, seus filhos, seus pais, um patrimônio para a cidade de São Luís, por tudo aquilo que vocês representam para a história e para nossa vida. Eu tenho a felicidade de ser cercado por mulheres, em casa eu tenho três, a Maria Antônia, a Manoela, a Graziela, e do meu lado cuidando da cidade eu tenho a nossa vice-prefeita, Esmênia Miranda, que muito me orgulha de estar nessa caminhada, além das diversas mulheres a frente de órgãos e secretarias da nossa administração. Fica aqui a alegria de estar prefeito rodeado por todas essas mulheres, que Deus abençoe cada uma de vocês”, disse o gestor que, no início da solenidade, homenageou as duas meninas vítimas do incêndio no Shopping Rio Anil, ocorrido na terça-feira (7), pedindo um minuto de silêncio. O gestor lembrou que as vítimas da tragédia estão tendo todo o cuidado e assistência necessárias das equipes de saúde do Município.

A vice-prefeita, Esmênia Miranda, também exaltou todo o corpo feminino que faz parte da gestão municipal, em um trabalho que potencializa a cultura e a educação e transforma o pensamento crítico social de cada mulher e de cada indivíduo.

“Esse evento foi pensado, construído e discutido entre mulheres que fazem a cultura na nossa cidade. Todos os dias são dias de nós mulheres mostrarmos nosso potencial e ocuparmos o nosso espaço. Agradeço muito fazer parte da equipe do prefeito Eduardo Braide, junto de um secretariado que muito me orgulha pelas suas ações”, enfatizou. 

No dispositivo de honra, estavam presentes, além do prefeito Eduardo Braide e da vice-prefeita Esmênia Miranda; a presidente da Fumph, Kátia Bogéa; o secretário da Secult, Marco Duailibe; a presidente do TRE/MA, desembargadora Ângela Salazar; a promotora de Justiça Doracy Moreira;  vereadora Silvana Noely (Mais Brasil); cantora Rosa Reis; e o superintendente do IPHAN-MA, Maurício Itapary.

As convidadas falaram das conquistas históricas das mulheres, dos desafios, das lutas e da garantia de direitos que precisam continuar sendo buscadas incessantemente. 

“Hoje reunimos as mulheres que são nosso maior patrimônio, as mulheres que são detentoras da cultura popular, do bumba meu boi, do cordel, do tambor de crioula, da capoeira, dos terreiros, em um dia especialmente para elas, com várias mesas onde discutimos as fragilidades, os problemas que essas mulheres enfrentam, porque são elas que, de certa forma, arregimentam toda uma comunidade, sendo elas mães, protetoras e, principalmente, potência dentro da nossa cultura popular”, explicou a presidente da Fumph, Kátia Bogéa. 

“Nossa democracia ainda é incompleta pelas desigualdades e pelo patriarcado, o resultado das lutas pela igualdade de gênero trouxe o direito ao voto e tantos outros direitos e, apesar de todas as legislações, ainda temos dificuldade de ocupar espaços de poder, seja na esfera pública ou na privada, não se pode afirmar ainda que a igualdade de gênero foi plenamente alcançada”, observou a presidente do TRE/MA, desembargadora Ângela Salazar, que também falou sobre outras dificuldades de mulheres em chegar ao poder, sobretudo as mulheres negras. 

“O dia não se resume a homenagens, mas em um convite à reflexão dos direitos e se eles estão de fato sendo colocados em prática, muitas conquistas ainda temos a fazer e a luta continua”, disse a promotora de Justiça, Doracy Moreira. 

A cantora Rosa Reis citou mulheres importantes para a cultura maranhense e exaltou o trabalho de cada uma na busca pelo protagonismo feminino.

“Temos muitas mulheres maranhenses que desafiaram muitas barreiras mostrando o seu empoderamento, vou citar algumas e peço uma generosa salva de palmas”, disse a cantora, citando personagens como Dona Teté do Cacuriá, Dona Terezinha Jansen, e outras personalidades femininas maranhenses que fizeram e fazem história em São Luís e no Maranhão. 

A vereadora Silvana Noely aproveitou a fala para contar, emocionada, experiências pessoais que violaram os seus direitos enquanto mulher e garantiu que na Câmara de Vereadores, mesmo diante de muitos desafios, vai “continuar a lutar com dignidade pelo direito das mulheres”. 

Homenageadas

No evento, duas mulheres que fizeram a cultura popular de São Luís foram homenageadas. Michol Carvalho, estudiosa do campo da cultura popular, pesquisou o bumba meu boi no Maranhão e, ao longo dos anos 1990, revitalizou a cultura popular do Maranhão, abrindo caminhos de valorização e promoção de manifestações populares.

A outra homenageada foi Therezinha Jansen. Seu envolvimento com a cultura iniciou-se na infância, ao receber na residência da família a visita de vários grupos de bumba meu boi, e foi se fortalecendo mais ao longo do tempo, graças à grande devoção religiosa por muitas santidades.

Programação

O evento teve como apresentação de abertura, o Toque de Caixa de Dona Rosa e das Caixeiras do Divino, que deram lugar às falas de mulheres que fazem políticas públicas em São Luís, em ações de apoio e proteção à mulher.

A programação continuou com a presença do “Coletivo de Capoeira Quem Nunca Viu Venha Ver", seguido do debate sobre a necessidade do empoderamento e reconhecimento do próprio lugar na sociedade. 

À tarde, no palco do Teatro da Cidade, a performance “Quero Ser Grito”, antecedeu o cortejo com o Grupo Zabumbeiras até a frente da Prefeitura. O prefeito Eduardo Braide e a primeira dama de São Luís, Graziela Braide, entregam rosas para as mulheres presentes no local. A programação foi encerrada com apresentação da DJ Vanessa Serra. Todas as atrações predominantemente femininas.

"Nossa cidade é repleta de mulheres fortes, guerreiras e lutadoras que todos os dias nos mostram sua potência, nos mais diversos seguimentos  em que estão inseridas,  como na nossa cultura popular, por exemplo. É com grande alegria que hoje estou aqui, fazendo parte dessa celebração para homenagear todas as mulheres da nossa querida São Luís", disse Graziela Braide.

Estavam presentes ainda na solenidade, os secretários Igor Almeida (Secom), Caroline Marques (Semed), Nirvana Anchieta (Semsa), Romário Barros (Semdel), Mariana Miranda (Semad),  Henrique Almeida (sec. adj. Secult), Gusmaia Mousinho (sec. adj. Semed), a presidente do Instituto da Cidade, Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural, Érica Garreto; a presidente do IPAM, Manoela Oliveira;  Ivanilde Sampaio, diretora executiva da Fecomércio; Mara Anchieta, representando a Setur; o diretor geral da Escola de Governo e Gestão Municipal, Taici Gamero Gabrieli; entre outras autoridades.