Sinalização Turística

Projeto Sinalização Turística

Unidade Responsável:
Coordenação de Planejamento

 

Objetivo:
Implantar um sistema de sinalização turística contribuindo para a orientação dos visitantes e a melhoria da infra-estrutura turística da cidade de São Luís.

 

Metas:

  • - Sinalizar 10 áreas (rotas) de interesse turístico da cidade
  • - Implantar 140 placas de sinalização turística na cidade, sendo: 58 placas no perímetro urbano, 17 placas na área do Maracanã, 34 placas indicativas de acesso ás praias e municípios da Ilha e 31 placas indicativas de serviços e implantar 25 totens de informações de pontos turísticos na área do Centro Histórico
  • - Implantar 6 equipamentos urbanos de informações turísticas em terminais de transportes
  • - Confeccionar 100.000 mapas de sinalização turística para distribuição
  • - Implantar novos equipamentos de sinalização a partir dos recursos já disponibilizados pelo MinTur

 

Descritivo Operacional:
O processo de implantação do sistema de sinalização iniciou-se com a elaboração de um mapa das áreas prioritárias de turismo a serem sinalizadas. O equipamento tem apoio financeiro do Ministério do Turismo e como órgão intermediador e fiscalizador de implantação a CAIXA. Foi elaborada proposta a partir do modelo e padrão estabelecido pelo Guia Brasileiro de Sinalização Turística com apoio inclusive de um dos órgãos que desenvolveu a proposta o IPHAN, quando então forma definidas as tipologias de todos os equipamentos que compõem o sistema - placas, totens, terminais eletrônicos, painéis e mapas de bolso. O projeto previu a elaboração de memorial descritivo com especificações técnicas dos itens para o processo de licitação e contratação das empresas.Após aprovação da Caixa será dado início a execução dos serviços e o monitoramento do Sistema de Sinalização Turística.