Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania

Prefeitura de São Luís recebe da Alumar equipamentos e materiais para reforçar atuação das forças de Segurança do Município

01/11/2022 19h27 - Atualizada em 18/11/2022 17h30

A Prefeitura de São Luís vai reforçar o trabalho da Guarda Municipal, Defesa Civil e Guarda-Vidas, órgãos da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) com a chegada de novos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), materiais de primeiros socorros, ancoragem e resgate, além de drones, computadores GPS e outros.

Doados pela empresa Alumar, os materiais foram entregues durante solenidade ocorrida nesta terça-feira (1º), na sede da Semusc e contou com as presenças do prefeito Eduardo Braide, representantes da Alumar e autoridades do Município.

“Ninguém consegue fazer nada sozinho, muito menos cuidar de uma cidade. Por isto mesmo, para nossa gestão é muito importante estas parcerias firmadas com a iniciativa privada e a Alumar tem sido uma grande parceira do Município de São Luís. Já firmamos diversas ações com a empresa. Desta vez, com a entrega destes materiais, vamos reforçar um trabalho que estamos implementando ao longo destes dois anos, a exemplo do que vem fazendo a Defesa Civil que age não só para traçar diagnósticos, mas na prevenção em áreas de risco. Então é muito importante sabermos que podemos contar com a parceria da Alumar para darmos prosseguimentos às nossas ações, trabalhando juntos”, disse o prefeito Eduardo Braide.

Entre os materiais entregues pela Alumar à Prefeitura de São Luís, estão lanternas, luvas, óculos de ampla visão, kit de colar cervical, jogo de tala para resgate, cinto de imobilização, cinturão paraquedista, entre outros. Além destes, dois notebooks, combo drone, medidor a laser e GPS portátil.

“A parceria da Alumar com a Prefeitura de São Luís vem de longo tempo. Temos esta preocupação em valorizar as instituições que trabalham em prol das comunidades locais pelo fato de respeitarmos a história da cidade e a sociedade ludovicense. Este é um compromisso da Alumar. Para nós é uma alegria e prazer e nossa parceria com a Prefeitura, com certeza, continua”, observou o diretor da Alumar, Helder Teixeira.

Parte destes materiais entregues já será usado no próximo sábado (5), durante um treinamento simulado realizado pela empresa em suas áreas de rejeito de bauxita. O evento terá a participação da Defesa Civil do Município.

“A Alumar é nossa parceira há muito tempo e estes materiais foram indicados por nós com o sentido de serem usados para melhorar o trabalho prestado à nossa população, que ganha com isto. Quando há esta proximidade, todos saem ganhando”, disse o secretário da Semusc, Marcos Affonso.

O superintendente da Defesa Civil do Município, Alexsandro Nogueira, explicou que o órgão indicou a necessidade dos materiais e que os indicou à empresa, que prontamente fez a doação.

“Estes equipamentos irão otimizar nosso trabalho, serão úteis para prestarmos um serviço ainda melhor para nossa sociedade. Um trabalho bem feito passa pela capacitação, mas passa também pelos equipamentos e estes são de fundamental importância para desenvolvermos nossas atividades. Ficamos felizes em ver que a Alumar tem o entendimento de que o poder público e o setor privado podem andar de mãos dadas para as coisas funcionarem com mais eficácia”, destacou o superintendente.

Participaram ainda da solenidade de entrega, o secretário adjunto da Semusc, Antonio Roberto dos Santos; o secretário adjunto do Comando da Guarda Municipal, Reginaldo Sampaio, além de servidores da Semusc.