Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania

Prefeitura de São Luís realiza seminário sobre segurança pública em celebração ao aniversário da Guarda Municipal

04/07/2022 16h31 - Atualizada em 15/07/2022 17h48
Secom

Para marcar as celebrações de 33 anos da Guarda Municipal de São Luís (GMSL), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) e Escola de Governo e Gestão Municipal (EGGEM), realizou o seminário “Segurança Pública: desafios e perspectivas”, nesta segunda-feira (4). 

“Nada mais interessante para a nossa instituição que um seminário, que é uma ótima estratégia de aprendizagem e debate. E o evento aconteceu em um momento especial para todos nós, que é o aniversário da Guarda Municipal de São Luís”, destacou o secretário municipal de Segurança com Cidadania, Marcos Affonso.

O secretário abriu o seminário ao lado de Taici Gamero, diretor da EGGEM, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan). Mediado pelo guarda municipal David Morais Costa, o evento contou com a participação de servidores municipais e pessoas de outras instituições.

Ocorrido na plataforma Google Meet, o evento se caracterizou como uma estratégia interdisciplinar de aprendizagem, sendo que o conteúdo dinâmico possibilitou o desenvolvimento de competências. Os preletores foram Roberto Nascimento, subinspetor da Guarda Municipal de Fortaleza, e Alberto Antonio da Cunha Sabais, comandante da Guarda Municipal de Colinas (MA). 

Para David Morais, que atuou como mediador, o seminário foi importante porque houve uma correspondência interessante entre o objetivo e o conteúdo. “Eu me sinto muito satisfeito por ter participado desse evento, ainda mais que aconteceu dentro das celebrações da instituição da qual faço parte, que é a Guarda Municipal de São Luís. Tudo foi muito relevante para o contexto, incluindo a interação e a discussão em si. Os dois preletores não apenas são profissionais que trabalham nessa área, como também estudam o tema com muita dedicação”, enfatizou. 

O seminário foi promovido pelo Centro de Ensino e Capacitação (CEC) da Semusc e a equipe da EGGEM, que ofereceu a plataforma e a estrutura para que o debate fosse realizado. “De certa forma, podemos dizer que foi um grupo de estudo, já que estamos falando de segurança pública municipal, que engloba muitos aspectos, como preservação do patrimônio público. Tenho certeza de que o público absorveu o conteúdo, que foi apresentado de maneira objetiva. Em outras palavras, as metas foram atingidas”, comentou Carlos André Collins, diretor do CEC. 

Aniversário da GMSL

As comemorações referentes ao 33º aniversário da GMSL começaram na sexta-feira (1°), quando foi realizada uma competição na Praia do Olho d’Água pelo Corpo de Guarda-Vidas da instituição. O evento reuniu pessoas de vários órgãos, sendo que os inscritos tiveram que fazer natação e corrida. Os vencedores receberam troféus e todos foram agraciados com medalhas. 

Na quarta-feira (6), data de aniversário da Guarda Municipal de São Luís, haverá uma cerimônia no prédio da Semusc para celebrar o momento festivo.