Secretaria Municipal de Saúde

Prefeitura de São Luís promove Dia D do Março Lilás com mais de 1.100 mulheres atendidas

18/03/2023 18h13 - Atualizada em 28/03/2023 19h06

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou, neste sábado (18), mais de 1.100 atendimentos durante o Dia D do Março Lilás, mês de prevenção ao Câncer de Colo de Útero. O evento, que aconteceu no Hospital da Mulher (Anjo da Guarda), teve como objetivo chamar a atenção das mulheres para a importância de medidas preventivas contra a doença.

“No decorrer de todo o mês de março, temos desenvolvido ações e ofertado serviços que visam a promoção da saúde das nossas mulheres e o incentivo à adoção de hábitos saudáveis. Mas é importante lembrar que a prevenção deve se estender além do período de campanha, afinal o diagnóstico precoce é a melhor forma de evitar problemas de saúde mais graves e aumentar a chance de cura", afirma o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes.

A ação contou com a oferta de serviços sem agendamento prévio como, coleta de preventivo, mamografia, ultrassonografia, imunização, práticas integrativas e complementares em saúde, consulta com ginecologista, mastologista e clínico geral, entre outros atendimentos. A Banda da Guarda Municipal recepcionou as mulheres que buscaram atendimento na unidade.

Para a dona de casa, Nataly de Oliveira Lima, a ação facilitou o acesso a exames necessários à prevenção.

"Eu procuro sempre manter meus exames em dia, uma vez que muitas doenças são silenciosas, e na minha família existe histórico de pessoas hipertensas, diabéticas; minha mãe, por exemplo, fazia hemodiálise; então eu preciso me precaver. Esta ação é muito importante porque muitas mulheres, como eu, que sou dona de casa, não têm tempo de consultar, durante a semana", disse.

Além da mobilização deste sábado (18), a Semus tem promovido, durante todos os sábados do mês de março, a oferta de serviços voltados para a atenção à saúde da mulher nas unidades do Município sem a necessidade de agendamento prévio, a fim de facilitar o acesso do público a estes atendimentos.

Outra atividade desenvolvida foi o dia de mobilização para coleta de preventivo, no dia 11 de março, que contou com a realização de mais de 650 exames de prevenção ao Câncer de Colo de Útero, em mulheres de 25 a 64 anos, faixa de rastreamento definida pelo Ministério da Saúde.