Secretaria Municipal de Saúde

Prefeitura de São Luís promove ações de saúde no Hospital da Mulher em alusão à campanha ‘Março Lilás’

02/03/2023 17h47 - Atualizada em 11/03/2023 18h01

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de São Luís está realizando, durante todo este mês, no Hospital da Mulher, ações voltadas para a promoção da saúde feminina, com a campanha ‘Março Lilás’. A ação enfatiza a importância da prevenção e combate ao câncer de colo uterino.

Para ampliar o acesso aos serviços, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) vai realizar todos os sábados de março, a partir do dia 4, das 8h às 12h, atendimentos no Hospital da Mulher, dispensando marcação prévia, para incentivar as mulheres a realizarem o exame preventivo do câncer de colo de útero e mamografia.

“O mês está sendo de atenção especial à saúde da mulher e sabemos que muitas delas não têm tempo durante a semana, por isso, vamos disponibilizar nos quatro sábados de março, consultas e alguns exames que podem identificar possíveis doenças ginecológicas e mamárias. É sempre bom lembrar que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura”, disse o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes.

O atendimento será por livre demanda, feito com a distribuição de senhas para consultas em ginecologia, clínica médica, proctologia e mastologia, além da realização de ultrassom, raio X e mamografia.

Além disso, diariamente as equipes multiprofissionais do Hospital da Mulher farão, nas salas de espera da unidade de saúde, palestras e rodas de conversas sobre alimentação saudável, saúde mental, enfrentamento da violência doméstica e outros temas, além de ginástica laboral e orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).