Secretaria Municipal de Saúde

Projeto Cuidar + promove ação de Combate ao Câncer de Próstata no Parque do Bom Menino

23/11/2022 15h08 - Atualizada em 26/11/2022 19h10

O Projeto Cuidar+ realiza, no próximo sábado (26), uma grande Ação e Combate ao Câncer de Próstata, no Parque do Bom Menino. A programação tem início às 8h e se estenderá até às 12h. Na oportunidade serão oferecidos serviços gratuitos na área da saúde, com o objetivo de promover o bem-estar social da população masculina, em referência ao Novembro Azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata.

Esse é o segundo ano da ação, intitulada ‘Se Cuida, Homem!’, realizada em São Luís, por meio do Cuidar +. No ano passado, foram ofertados mais de 10 serviços gratuitos de saúde, como consultas médicas com urologistas, cardiologistas e clínicos gerais; testagem rápida contra doenças sexualmente transmissíveis (HIV, Sífilis, Hepatite B e C), testes rápidos contra a Covid-19 e imunização, com oferta de vacinas contra Hepatite B, Sarampo, Rubéola, Caxumba e Tétano. Em 2021, foram mais de 300 atendimentos médicos para atender melhor a população.

Nesse ano serão ofertadas consultas médicas, dispensação de medicamentos da Farmácia Básica, orientações sobre alimentação e nutrição, auriculoterapia e aromaterapia. A programação também inclui atividades físicas, ações educativas sobre COVID-19, câncer de próstata e outras doenças, distribuição de preservativos e lubrificantes. Também serão ofertadas vacinas e teste rápido (tipo antígeno) para COVID-19, além de testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e C.

Projeto Cuidar Mais:

O Projeto Cuidar + foi lançado no dia 1° de outubro de 2021. Idealizado e coordenado pela primeira-dama de São Luís, Graziela Braide, o projeto tem como objetivo a realização de ações de âmbito social e educativo voltadas para a promoção do bem-estar e assistência à população em situação de vulnerabilidade social.

O Cuidar+ conta com o apoio de todas as secretarias, institutos e autarquias municipais. A iniciativa terá ações contínuas destinadas para crianças, jovens, adultos, idosos, além de atividades voltadas à preservação do meio ambiente e do patrimônio cultural de São Luís.

Com mais de um ano de ações voltadas para o cuidar das pessoas, o projeto já foi responsável pela realização de várias ações, entre elas a arrecadação e distribuição de mais de 8 mil pacotes de absorventes em campanha de combate à pobreza menstrual; distribuição de quase 205 kg de leite integral para crianças e idosos em situação de vulnerabilidade social; entrega do valor de R$ 7.124 e mais 150 cestas básicas para Casa Acolher Maranhão, arrecadados a partir da realização de um Bazar Solidário; entrega de 200 cestas de alimentos para a Casa do Pão, instituição mantida pela Igreja do Carmo; distribuição de brinquedos para mais de 200 crianças em comemoração ao mês das crianças; além da distribuição de fraldas e kits de higiene arrecadados também em campanhas.

O projeto também foi responsável por Ação Social no dia Mundial da Conscientização do Autismo com a participação de mais de 500 pessoas, além de uma grande ação do Dia da Mães para servidoras que atuam no setor de limpeza pública.

Novembro Azul

O Novembro Azul é o mês mundial de combate ao câncer de próstata, sendo este o tipo de câncer mais comum entre os homens. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), um homem morre a cada 38 minutos devido à doença.

Ainda segundo o Inca, até o final de 2022, o câncer de próstata deve atingir 65.840 pessoas. Cerca de 75% dos casos atingem homens com 65 anos ou mais e a doença mata mais de 15,5 mil brasileiros todos os anos.

O câncer de próstata não apresenta sintomas e quando os sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada. Entre os principais sintomas estão dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina ou no sêmen.

O diagnóstico precoce é a melhor forma de garantir a cura do câncer. O tratamento será indicado a partir de vários aspectos da saúde do paciente e o estadiamento da doença.