Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação

Prefeitura de São Luís participa de inauguração do terminal da Suzano no Porto do Itaqui

24/03/2022 18h08 - Atualizada em 02/04/2022 16h12

Representando o prefeito Eduardo Braide, o secretário municipal de Urbanismo e Habitação, Bruno Costa, participou, nesta quinta-feira (24) da inauguração do berço 99 do Porto do Itaqui. Resultado de investimentos da Suzano – reconhecida como a maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo –, o novo terminal potencializa a atuação portuária da capital, estimulando a economia e gerando emprego e renda em São Luís.

O evento, realizado no auditório da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), deu o ponta pé inicial para as operações do berço, que tem participação estratégica no escoamento da celulose produzida na unidade da Suzano de Imperatriz. Construído entre outubro de 2020 e novembro de 2021, o berço 99 reforça a confiança do investidor privado em São Luís, como destacou Bruno Costa, titular da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh).

“Cada investimento que chega à nossa cidade representa oportunidades e desenvolvimento para a nossa população e a atuação do município se torna essencial nessa trajetória. Seja por meio da emissão de licenciamentos ou das parcerias público-privadas, a gestão do prefeito Eduardo Braide tem dado o apoio e a confiabilidade que a cidade oferece aos investidores que aqui se firmam”, pontuou.

A construção do berço faz parte de um projeto que prevê, ainda, um armazém, já em fase de obra, representando um conjunto de investimentos de R$ 390,2 milhões. De acordo com Walter Schalka, diretor da Suzano, o apoio das instituições é essencial para expandir a aplicação de recursos na capital e em outras regiões do estado. “Fizemos estes investimentos aqui e queremos fazer mais. A nossa cultura, é uma cultura de continuar investindo. Se nós tivermos as condições necessárias para continuar expandindo nossa fronteira de investimentos aqui, nós continuaremos fazendo isso, gerando emprego, renda e oportunidade para as pessoas”, ressaltou.

A cerimônia contou, também, com a participação do diretor do Departamento de Novas Outorgas e Políticas Regulatórias Portuárias (Repres), Fábio Lavor, que representou o Governo Federal por meio do Ministério da Infraestrutura. Durante a visita, Lavor ressaltou a importância do equipamento para o desenvolvimento e desempenho econômico do país. “É um momento de festa estarmos aqui hoje. A gente tem buscado esse papel, de propiciar que atores como a Suzano sigam investindo em nosso país, gerando desenvolvimento para os lugares aonde eles chegam”, frisou.

Participaram, ainda, do evento de inauguração, o presidente da Emap, Ted Lago; o diretor de Relações Institucionais da Emap, José Reinaldo Tavares; o ex-diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Adalberto Tokarski; o comandante da Capitania dos Portos do Maranhão, Alexandre Roberto Januário; o diretor da Associação dos Práticos do estado do Maranhão (Apem), Comandante Albuquerque; os promotores de Meio Ambiente de São Luís, Claudio Alencar e Luís Fernando Barreto; a diretora de Administração e Finanças do Sebrae, Raquel Jordão; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez; o gestor de Relações Institucionais Governamentais da Fiema, Roberto Bastos; o secretário de estado da Indústria, Comércio e Energia, Sérgio Sombra e o vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão.