Secretaria Municipal de Segurança Alimentar

Prefeito Eduardo Braide entrega cestas básicas a 500 famílias do Residencial Ribeira, na Zona Rural de São Luís

31/12/2021 10h25 - Atualizada em 07/01/2022 20h48

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, entregou, na quinta-feira (30), um total de 500 cestas básicas às famílias em situação de vulnerabilidade social do Residencial Ribeira, na Zona Rural da cidade. A doação foi organizada pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa) e já havia sido anunciada pelo gestor municipal no último dia 22, quando esteve na comunidade durante evento natalino promovido pela Prefeitura de São Luís.

“No dia do ‘Natal no Bairro’ no Residencial Ribeira, eu disse que antes do fim do ano eu voltaria à comunidade para realizar essa entrega de cestas básicas e daria início à obra de asfaltamento em vias já mapeadas. Esse é um momento de felicidade para mim, pois tenho um carinho enorme pelos moradores desta comunidade. A doação dessas 500 cestas básicas que estamos realizando hoje, bem como o asfalto que já iniciamos, é apenas o começo das muitas ações que vamos desenvolver nessa região”, destacou o prefeito Eduardo Braide, lembrando das ações do Asfalto Novo já em execução no Ribeira.

A doação de cestas básicas seguiu o mesmo padrão da que vem sendo realizada na cidade pela Semsa, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (Semsa), isto é, com a distribuição de senhas para as famílias em situação de vulnerabilidade social, acompanhadas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) que cobre a região e que estejam inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), do Governo Federal.

O vereador e vice-presidente da Câmara de São Luís, Gutemberg Araújo (PSC), esteve presente durante a entrega e elogiou a iniciativa do prefeito Eduardo Braide. “O prefeito colocou a visão dele naquilo que é mais importante: primeiro, a saúde das pessoas; e segundo, na alimentação das famílias mais vulneráveis. É disso que toda a população está precisando, principalmente neste momento tão difícil de pandemia, e é por isso que agradeço o olhar tão atencioso do nosso gestor”, pontuou.

Uma das famílias beneficiadas com a entrega das cestas básicas foi a da dona de casa Rayane Silva, de 28 anos. De acordo com ela, a pandemia de Covid-19 trouxe muitas dificuldades, entre elas, a de conseguir se alimentar.

“Esses dois últimos anos foram muito difíceis por causa do coronavírus. Uma das nossas dificuldades está sendo conseguir comprar o que comer, principalmente porque os alimentos estão muito caros. Por isso, uma ajuda como essas é sempre bem-vinda”, disse.

As cestas entregues pelo prefeito Eduardo Braide às famílias moradoras do Residencial Ribeira, que vivem em situação de vulnerabilidade social, estavam sortidas de alimentos básicos para o dia a dia, como arroz, feijão, açúcar, biscoito, macarrão, leite e frango.

Além do vereador Gutemberg Araújo, também estiveram presentes os vereadores Ribeiro Neto (PMN), Astro de Ogum (PCdoB) e Karla Sarney (PSD), bem como os secretários municipais de Segurança Alimentar, Júnior Vieira; de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella e seu adjunto, Thiago Trindade; de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Liviomar Macatrão; e o subprefeito da Zona Rural, Dilmar Araújo.