Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos

Prefeito Eduardo Braide entrega Fonte das Pedras, no Centro de São Luís, totalmente revitalizada

28/09/2022 18h34 - Atualizada em 13/10/2022 17h30

O prefeito Eduardo Braide entregou, nesta quarta-feira (28), por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), o Monumento Fonte das Pedras, no Centro Histórico de São Luís, totalmente revitalizado. A obra de conservação foi concluída em 111 dias, antes do prazo estabelecido, que era de 180 dias.

“É uma alegria estar aqui hoje entregando esta obra tão importante e que preserva nossa história e nosso patrimônio. São Luís está completando 410 anos e esse é mais um presente que nossa cidade recebe. Peço a toda população que contribua com a preservação e aproveite esse local belíssimo”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

A solenidade contou com a presença de autoridades e alunos das escolas municipais Bandeira Tribuzzi e Justo Jansen, e foi dividida em dois momentos. Na parte interna do prédio, os alunos assistiram a um vídeo que mostrava o antes e o depois das obras, com a explicação histórica e arquitetônica feita pela presidente da Fumph, Kátia Bogéa. Em seguida, todos os alunos e autoridades fizeram um passeio pelo local.

“Todas as vezes que ocorreram intervenções aqui na Fonte das Pedras, apenas as partes externas eram restauradas, mas agora foi feita uma consolidação estrutural necessária para que o monumento se mantenha, visto que existem túneis subterrâneos e galerias que estavam desmoronando. Então, após a consolidação estrutural das galerias e da captação de água, a Semosp e o Impur fizeram as obras externas onde foram recuperados jardins, espaço da Guarda Municipal, iluminação e novo paisagismo e restauração das carrancas. E agora, graças aos esforços do prefeito Eduardo Braide, em um trabalho em conjunto, a Fonte está pronta para receber toda a sociedade maranhense, os turistas, em um dos lugares mais agradáveis, aprazíveis e principalmente como monumento histórico fundamental para São Luís,”, explicou a presidente da Fumph, Kátia Bogéa.

Serviços

O projeto e a obra emergencial de estabilização e consolidação foram executados pela Fumph, com investimento de R$ 352.242,69. No local, foram realizados serviços como escavação no nível do solo para averiguar a situação da manilha (duto) de barro; escoramento das paredes e cúpula da bacia de captação das águas com orientação para o norte; restauração estrutural da cúpula norte: reposição de tijolos deslocados e recomposição de argamassas; restauração estrutural das paredes da bacia norte, reposição de pedras deslocadas e recomposição de argamassas; análise laboratorial da composição da argamassa existente para que a recomposição do reboco novo fosse adequado à estrutura; execução de reboco novo nas bacias e túneis que compõem a galeria subterrânea; pintura nova a base de cal em todo o complexo subterrâneo; desobstrução do percurso das águas e limpeza geral.

Já a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e o Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) ficaram responsáveis pela execução da pintura da Fonte das Pedras; reforma do posto da Guarda Municipal e agenciamento paisagístico de toda a área da fonte.

“A Semosp esteve aqui em colaboração com o Impur em um trabalho em conjunto submetido à Fumph e ao Iphan e, graças a esse trabalho, conseguimos trazer mudanças na infraestrutura e ambientação da Fonte das Pedras, fazendo desse local um lugar extremamente agradável e revitalizado. Como o prefeito Eduardo Braide já disse, agora é a hora de desfrutar e da população cuidar desse patrimônio que é todo nosso”, disse o titular da Semosp, David Col Debella.

“Hoje estamos realizando essa grande entrega para o povo da cidade, a Fonte das Pedras agora está linda, com novo paisagismo, e um espaço ainda mais bonito e atrativo e essa é mais uma grande entrega realizada pela gestão do prefeito Eduardo Braide, que se preocupa com nossa cidade e com a preservação do nosso patrimônio histórico”, disse o presidente do Impur, Walber Pereira.

O aluno Júlio Ivvala, do 9º ano da escola Justo Jansen, acompanhou toda a solenidade de inauguração e disse que aprendeu muito.

“Tudo aqui ficou muito bem feito e muito bonito, deu uma cara nova para a praça e para a fonte, aprendi muito hoje e gostei muito da visita”, disse o aluno.

Compareceram à inauguração, a vice-prefeita Esmênia Miranda, os secretários Marcos Affonso Júnior (Semusc), Igor Almeida (Secom), Liviomar Macatrão (Semapa), o vereador Marlon Botão (PSB), além de professores, diretores, equipes das secretarias participantes do projeto, guardas municipais e bombeiros civis que atuam no local.

A Fonte das Pedras ficará aberta para a visitação pública todos os dias da semana, das 8 às 17h. As equipes da Guarda Municipal são responsáveis pela garantia da preservação e fiscalização do local.

Importância histórica

A Fonte das Pedras, além de ser um monumento de valor histórico, artístico e arquitetônico, faz parte da história da cidade por ser um importante sítio desde a fundação pelos franceses, perpassando pela invasão holandesa e colonização portuguesa. Também foi um testemunho do início do processo de industrialização da cidade, ao ser anexado à Fábrica Santa Amélia do Cotonifício Cândido Ribeiro.

Em 1615, Jerônimo de Albuquerque, capitão da conquista e descobrimento das terras do Maranhão, acampou as tropas portuguesas sob as árvores ao redor do veio natural de água que jorrava em profusão, e aí iniciou sua estratégia que permitiu derrotar e expulsar os franceses comandados por La Ravardière.

No século XVII, os invasores holandeses utilizaram suas nascentes para a chegada e abastecimento de água potável e, ao compreenderem sua importância para as conquistas, construíram uma fonte, sendo, então, primeiro manancial canalizado na ilha de São Luís.