Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos

Prefeito Eduardo Braide assina Ordem de Serviço para reforma e ampliação dos Centros de Saúde da Vila Itamar e João de Deus

05/09/2022 14h57 - Atualizada em 07/09/2022 20h31

Dando continuidade às ações de reestruturação e melhorias na saúde pública municipal, o prefeito Eduardo Braide assinou, nesta sexta-feira (2), ordens de serviço para a requalificação e ampliação dos Centros de Saúde da Vila Itamar e do bairro João de Deus. As obras iniciaram imediatamente e estão serão executadas pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

“As unidades de saúde do João de Deus e da Vila Itamar receberão mais que simples reformas, serão novas unidades reestruturadas com a máxima qualidade que cada comunidade merece. E reforço que vamos reformar todas as unidades de saúde de São Luís. Já estamos com obras no Santa Cruz, Cohatrac, estamos reformando todo o Socorrão II, o Centro de Saúde Paulo Ramos, Unidade Mista do Itaqui-Bacanga e temos obras da saúde acontecendo em toda cidade. Nós vamos entregar a saúde de São Luís com uma nova cara, jeito e da forma que os ludovicenses merecem serem tratados, com dignidade”, destacou o prefeito que estava acompanhado da vice-prefeita Esmênia Miranda.

Segundo o secretário da Semosp, David Col Debella, as obras têm previsão de entrega para o mês de dezembro.

“Mais duas Ordens de Serviço sendo assinadas nesta gestão, que tem a Saúde como prioridade. E estas duas unidades de saúde serão entregues em dezembro. É assim que o prefeito Eduardo Braide tem tratado tanto a saúde do Município, como outras pastas importantes, com prioridade e com qualidade”, disse o titular da Semosp.

Centro de Saúde Vila Itamar

As obras no Centro de Saúde da Vila Itamar já foram iniciadas e, entre as melhorias, a unidade receberá nova infraestrutura elétrica, hidráulica e sanitária; adequação de projeto segundo as necessidades básicas do Centro de Saúde; revestimentos cerâmicos e de porcelanato; impermeabilização de cobertura; execução do abrigo de resíduos; instalação de forro; novas pinturas externas e internas, além de outras intervenções.

Na solenidade, o vereador Chico Carvalho (PSL), destacou o trabalho da gestão municipal na saúde de São Luís.

"Agradeço e parabenizo o prefeito Eduardo Braide, que tem se empenhado em melhorar a saúde do Município. Acompanhei a entrega da Clínica da Família e, nas minhas andanças, eu vejo todo o trabalho que tem sido realizado, e quando a gente tem um governante que se preocupa com a nossa saúde, nós temos que dá glória a Deus”, disse o vereador.

A diretora da unidade, Alice Damasceno, lembrou que os atendimentos continuam na comunidade em um espaço provisório até que a obra seja entregue.

“A nossa unidade nunca havia recebido uma reforma, é um sonho realizado e um presente para a comunidade. Chegar a um ambiente todo revitalizado faz toda a diferença e é isso que vamos desfrutar quando esta obra for entregue”, frisou a diretora.

Quem também estava presente e falou da importância das obras que estão revolucionando a saúde da Zona Rural e de São Luís, foi o subprefeito, Dilmar Araújo.

“A Zona Rural e toda São Luís têm recebido muitos presentes na gestão do prefeito Eduardo Braide, é um prefeito que se preocupa muito com o povo da Zona Rural, e tem essa responsabilidade e compromisso desde o seu primeiro dia de mandato. É uma alegria fazer parte desta gestão”, disse o subprefeito da Zona Rural, Dilmar Araújo.

Centro de Saúde João de Deus

Além de todas as intervenções que já foram elencadas na unidade da Vila Itamar, a unidade de Saúde do bairro João de Deus vai passar por ampliação, conforme projeto, e para atendimento das necessidades tanto das equipes de saúde como da demanda da população e da região.

A unidade ganhará novos consultórios e novo auditório; assentamento de pingadeiras; instalação de balcão da recepção; adequação da unidade aos requisitos de acessibilidade; reforma do abrigo de resíduos, entre outras intervenções.

Presente à solenidade e muito emocionada com a assinatura da Ordem de Serviço, a vereadora Fátima Araújo (PCdoB) disse que essa é uma luta que se arrasta por décadas e que só será executada agora devido ao compromisso e sensibilidade do prefeito Eduardo Braide.

“O prefeito traz para essa comunidade a esperança, alegria e saúde. Esta reforma é muito sonhada, desde 2012 e nos anos seguintes, como 2016, eu colocava emenda e não tive êxito. Eu sei o quanto essa unidade é importante para esta comunidade e para as outras 18 comunidades que ficam no entorno. Quero aqui parabenizar e agradecer o compromisso do prefeito Eduardo Braide com a saúde de São Luís, muito obrigado”, agradeceu a vereadora.

Simone Dantas, de 48 anos, mora no bairro João de Deus há 39 anos e disse que esse é um sonho antigo da comunidade.

“Esta obra é muito importante, essa ampliação vai beneficiar a gente aqui do bairro, mas também os moradores dos bairros vizinhos. É um sonho antigo. Eu moro aqui há 39 anos e essa unidade nunca passou por reforma, ela sempre foi assim, apenas faziam pintura externa e interna. Mas agora, graças a Deus, o prefeito vai ampliar nosso posto de saúde”, comemorou a moradora.