Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Prefeitura promove ações do Outubro Rosa em órgãos municipais

08/10/2021 14h09 - Atualizada em 14/10/2021 09h42
Secom

Em alusão à campanha Outubro Rosa, que visa conscientizar e alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, do câncer de colo de útero, as secretarias municipais de Urbanismo e Habitação (Semurh), Meio Ambiente (Semmam) e o Instituto da Cidade, Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural (Incid) promoveram, na quinta-feira (7), ações direcionadas às servidoras. 

A iniciativa tornou possível a consulta com médicas mastologistas referências na capital. A programação contou com um bate-papo entre as servidoras da Semurh, Semmam, Incid e a médica Jéssica Mendes, membro titular da Sociedade Brasileira de Mastologia. 

Durante a atividade, o secretário Bruno Costa, titular da Semurh, destacou o objetivo do evento, ressaltando a preocupação da gestão com o cuidado com a saúde dos funcionários públicos municipais.

“A campanha Outubro Rosa é uma oportunidade para difundir conhecimentos e cuidados que precisam ser mantidos ao longo de todo o ano. Trazer essas informações para dentro da secretaria é uma forma de demonstrarmos atenção, carinho e compromisso com nossos servidores, uma característica da gestão do prefeito Eduardo Braide que, diariamente, se dedica para tornar a administração e a cidade mais humana”, afirmou.

De olho na prevenção

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais recorrente entre a população feminina do mundo. Tendência que se reflete no Brasil e, em especial, em São Luís, onde o Inca estima o registro de 330 novos casos da doença em 2021. 

O número, apresentado pela médica Jéssica Mendes, é um alerta para que as mulheres mantenham cuidados preventivos, entre eles o acompanhamento periódico com profissionais, principalmente a partir dos 40 anos. Segundo a especialista, o caminho ideal para combater essa doença é por meio da propagação de informações para a sociedade. 

“A campanha Outubro Rosa fala de conscientização, principalmente, diagnóstico precoce e tratamento em momento oportuno, por isso, momentos assim são essenciais para esclarecermos dúvidas, quebrar tabus, desmistificar fake news e incentivar essas mulheres para que elas se tornem multiplicadoras de informações para seus familiares, amigos, outros colegas de trabalho. As secretarias envolvidas estão de parabéns pela iniciativa”, ressaltou a especialista. 

Além de aprender mais sobre os cuidados necessários para combater o câncer de mama, as servidoras aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas com as médicas que participaram da atividade. Uma delas foi a servidora da Semurh, Jaci Mary Macedo, que acompanhou cada informação e, a partir de agora, pretende cuidar melhor da saúde das mamas.

“Achei a palestra muito boa, é sempre bom conversar com um profissional e entender melhor sobre essas doenças tão sérias. Agora temos que pôr em prática o que foi passado e cuidar da nossa saúde”, pontuou a funcionária. 

Projeto Cuidar +

Como parte da programação, o “Projeto Cuidar+” – idealizado e coordenado pela primeira-dama de São Luís, Graziela Braide – foi apresentado aos servidores. A iniciativa, que conta com ações contínuas, destinadas a crianças, jovens, adultos, idosos, além de atividades voltadas à preservação do meio ambiente e do Patrimônio Cultural de São Luís busca, durante o mês de outubro, atuar no combate à pobreza menstrual, como explicou a titular da Semmam, Karla Lima. 

“O projeto foi lançado no dia 1º de outubro e hoje estamos apresentando, dentro das secretarias, às nossas servidoras para que elas também façam parte da iniciativa. Nesse mês estamos arrecadando absorventes, tampões e coletores que serão doados às comunidades carentes, a meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade. Nossas secretarias têm, a partir de hoje, pontos de arrecadação, que estarão disponíveis até o dia 31 deste mês, onde os servidores e a população poderão colaborar”, esclareceu.