Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Educação Ambiental

As ações de Educação Ambiental realizadas pela SEMMAM são executadas pela Coordenação de Educação Ambienta (CEA) ligada a Superintendência de Planejamento Estratégico (SUPE). Esta Coordenação tem como compromisso técnico difundir informações e práticas socioeducativas referentes à preservação, conservação e sensibilização ambiental de forma participativa, contextualizada e multiplicadora, trabalhando com diferentes grupos sociais.

O principal objetivo da Educação Ambiental é a construção de condutas responsáveis em relação às questões socioambientais, voltadas ao desenvolvimento de uma sociedade comprometida com a solução de problemas. Para tanto, foram instituídas linhas programáticas como forma de melhor atender o perfil da crescente demanda por atividades socioeducativas, são elas:

  • Sinal verde - Responsável por promover ações de Educação Ambiental em comemoração às principais datas ecológicas, sendo importante para a sensibilização e mobilização social.

  • O ambiente somos nós - Proporciona às instituições e comunidades a possibilidade de adquirir os conhecimentos, os valores, as atitudes e o interesse proativo para a proteção e preservação do meio ambiente local.

  • Cidadão ambiental - Propicia a interação entre o campo do conhecimento e práticas da educação ambiental formal e não formal. Tem como público alvo alunos da rede pública e particular de ensino, para quem são estabelecidas condições pedagógicas para o desenvolvimento de dinâmicas e oficinas educativas com temáticas variadas, valorizando-se o momento lúdico, como ferramenta para a reflexão das atitudes cotidianas.