Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura de São Luís entrega chromebooks para professores da rede municipal de ensino

13/02/2023 18h17 - Atualizada em 20/02/2023 17h04
Secom

Com o objetivo de melhorar ainda mais o ensino nas escolas da rede municipal de São Luís, o prefeito Eduardo Braide iniciou, neste sábado (11), no Parque do Bom Menino, a entrega dos mais de  cinco mil chromebooks para todos os professores efetivos do Município. A entrega dos dispositivos faz parte da política de valorização dos profissionais, reforçando o compromisso com a melhoria contínua da educação.

“A gente sabe das dificuldades que enfrentamos durante a pandemia e temos que recuperar esse tempo, e é por meio desses apoios, como a entrega desses equipamentos a cada professor, que reforçamos ainda mais nossas políticas educacionais.  Além desta ação, que terá também a entrega de jogos pedagógicos e materiais de apoio para todas as escolas, estamos fazendo um verdadeiro trabalho de reconstrução da nossa educação, com escolas reformadas, creches sendo construídas e o maior reajuste da história para valorização dos nossos professores", destacou o prefeito Eduardo Braide. 

Neste sábado (11), por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a distribuição foi realizada para  os profissionais que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com entregas que também irão ocorrer na segunda-feira (13), para os professores remanescentes do mesmo segmento. Os professores da Educação Infantil receberão os dispositivos nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro; do Ensino Fundamental, nos dias  23, 24 e 25 deste mês. Nos dias 27 e 28, a Semed fará uma repescagem para garantir que todos os profissionais recebam os computadores. 

A secretária de Educação, Caroline Salgado, pontuou que a ação é inédita na rede municipal de educação da capital e que essa é apenas mais uma das ações que serão feitas ao longo da gestão do prefeito Eduardo Braide.

"Estamos aqui nessa ação inédita, reforçando o compromisso da Prefeitura de São Luís com os professores e com uma educação de qualidade dos nossos alunos. Mais um ato entre muitos de gestão do prefeito Eduardo Braide que ainda virão", disse a titular da Semed.

Equipamentos

Os equipamentos entregues aos docentes são projetados para ajudar a realizar tarefas de modo mais rápido e fácil, com armazenamento em nuvem e segurança às atividades elaboradas. O equipamento para uso pedagógico, além dos 4GB de memória RAM e armazenamento físico de 32GB, também conta com uma memória de 100 TB integrado com a conta Gmail institucional do professor que, por meio de tecnologia em nuvem, usufrui de uma suíte de ferramentas office, ambiente Classroom e outras utilidades. 

“Hoje percebemos que a educação tem sido enxergada de uma maneira diferenciada por esta gestão. Essa entrega simboliza esse trabalho e esse olhar especial, fazendo com que todos os educadores se sintam valorizados”, enfatizou a superintendente municipal da EJA, Fabiana Moraes. 

A professora, Cecileni Costa Moreira Lima, que já leciona há 27 anos, lembrou que o equipamento vem para auxiliar o seu trabalho na sala de aula.

“Um dia muito especial com a entrega desses cromebooks que vai facilitar muito a minha vida em sala de aula e melhorar nosso trabalho enquanto profissional, porque os multimeios são passos essenciais para a educação e a tecnologia faz parte disso e nos ajuda muito”, frisou a professora. 

“Esse equipamento vai fazer com que a gente faça uma aula ainda melhor. Esse ato vem, com certeza, para melhorar muito a educação de São Luis”, disse o professor Ramses Magno, que leciona história na U.E.B. São Raimundo.

Conquistas

Durante as férias escolares, a gestão do prefeito Eduardo Braide reformou mais 27 escolas, totalizando 147 escolas com obras concluídas, garantindo toda a estrutura para os alunos. Isso já garantiu o retorno de qualidade dos quase 90 mil alunos da rede que já iniciaram o ano letivo no último dia 26, após o planejamento e realização da Jornada Pedagógica, que reuniu professores e gestores para organizar e executar as atividades do ano letivo.

Outra conquista da classe é o pagamento dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), que foi viabilizado junto à Procuradoria-Geral do Município (PGM) e que serão pagos em três parcelas a serem repassados pelo Governo Federal. Outros benefícios concedidos, como a unificação de matrículas, ampliação da jornada de trabalho, seletivo realizado no último dia 22 de janeiro, e reajuste de 15% resgatam e concretizam vários sonhos da categoria.

Cronograma de entregas dos Chromebooks

Cada professor ou professora deverá se apresentar, de acordo com o cronograma correspondente à modalidade exercida na escola, com documento oficial de identificação com foto e declaração de efetivo exercício fornecida pela gestão da escola para o recebimento do equipamento, que é testado e logado na conta do professor no momento da entrega. Assim como neste sábado (11), todas as entregas estão sendo realizadas no Parque do Bom Menino. 

Local: Parque Bom Menino (Centro);
Horário: Seg-SEX, das 8h às 12h e das 14h às 18h; SÁB, das 8h às 12h;
- Professores EJA: 11 e 13 de fevereiro;
- Professores da Educação Infantil: 14,15 e 16 de fevereiro;
- Professores do Ensino Fundamental: 23,24 e 25 de fevereiro;
- Repescagem (oportunidade extraordinária a todos segmentos): 27 e 28 de fevereiro.