Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura de São Luís inicia ano letivo 2023 com mais escolas reformadas e professores valorizados

26/01/2023 17h48 - Atualizada em 06/02/2023 17h24

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), deu início na manhã desta quinta-feira (26), ao ano letivo 2023, na rede municipal de ensino. O início das atividades ainda no mês de janeiro garante os 200 dias letivos previstos pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB).

O retorno dos quase 90 mil alunos acontece depois de muito preparo, tanto dos profissionais quanto das estruturas físicas das escolas.

"Realizamos nesta semana a Jornada Pedagógica, que reuniu nossos professores e gestores, que organizam e executam o planejamento até chegar a cada aluno dentro da sala de aula, além da reforma de mais 27 escolas durante as férias, totalizando 147 escolas com obras concluídas, e anunciando reajuste de 15% para nossos professores, e outros benefícios aos profissionais da educação, reforçando o nosso compromisso com a melhoria contínua da educação municipal", destacou o prefeito Eduardo Braide.

A secretária Caroline Salgado acompanhou o retorno das aulas na Unidade de Ensino Básico (UEB) Darcy Ribeiro, no Sacavém.

"O retorno das aulas em 2023 acontece de forma integral, depois de dois anos de muitos ajustes por conta da pandemia da Covid-19, e somado aos avanços promovidos pela gestão do prefeito Eduardo Braide, como o programa de valorização dos professores. Teremos um ano letivo de muitas realizações", pontuou a titular da Semed.

Quem também fez questão de acompanhar o primeiro dia de aula da filha na UEB Darcy Ribeiro foi Natan Pereira.

"É o primeiro ano dela na rede pública municipal. Vim ver de perto e gostei muito da escola, dos professores", afirmou o barbeiro, que é pai de uma aluna do 8° ano.

Jennifer Cardoso, aluna do 9° ano, adorou a nova escola, e fez questão de comparecer logo no primeiro dia de aula.

"Estava muito ansiosa para a volta às aulas, mas o que eu mais gostei mesmo foi o ar-condicionado nas salas", comemorou a aluna.

Valorização da categoria

O início do ano letivo também marca um novo momento da categoria de professores no município de São Luís que, recebeu do prefeito Eduardo Braide, durante a realização da Jornada Pedagógica, realizada nos dias 24 e 25 de janeiro, a notícia de que o percentual para atualização do piso salarial será de 15%. Na ocasião, os professores também foram informados que receberão, já na próxima semana, jogos didáticos, materiais de suporte pedagógico e chromebooks como ferramentas adicionais ao aprendizado.

Outra conquista da classe é o pagamento dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), que foi viabilizado junto à Procuradoria-Geral do Município (PGM) e que serão pagos em três parcelas a serem repassados pelo Governo Federal.

Outros benefícios concedidos, como a unificação de matrículas, ampliação da jornada de trabalho, seletivo realizado no último dia 22 de janeiro, resgatam e concretizam vários sonhos da categoria.

"Todas essas ações reforçam o compromisso da Prefeitura de São Luís na gestão Eduardo Braide com os professores e com uma educação de qualidade para nossos alunos", concluiu a secretária Caroline Salgado.