Secretaria Municipal de Desportos e Lazer

Prefeitura de São Luís celebra Dia do Estudante com festival no Parque do Bom Menino

11/08/2022 22h58 - Atualizada em 02/09/2022 09h45
Secom

Para celebrar o Dia do Estudante (11 de agosto), a Prefeitura de São Luís está promovendo o Festival do Estudante, coordenado pelas secretarias de Educação (Semed) e de Desportos e Lazer (Semdel). O evento foi aberto na quinta-feira (11), no Parque do Bom Menino (Centro) e segue até sábado (13), no mesmo local, com programação diversificada composta por atividades educativas, esportivas e culturais. 

Apresentações de capoeira, dança, basquete, vôlei, circuito recreativo, jogos de estafetas, jogos de salão, travinha, futsal, contações de histórias, pinturas de rosto e oficinas de pintura compõem a programação. Nas escolas municipais e também em outros locais da cidade ocorrem gincanas esportivas com atividades com balões, caça ao tesouro, corrida do saco, dança da cadeira e outras.

“Parabenizo a todos os estudantes do Município de São Luís e desejo que aproveitem esta ação que foi preparada de forma muito especial em um equipamento público municipal bem estruturado, com perfeitas condições de atender nossos alunos e proporcionar entretenimento fora da sala de aula com recursos pedagógicos que integram o nosso cronograma escolar. O Parque do Bom Menino é o espaço perfeito para esta homenagem”, disse a titular da Semed, Caroline Marques.

Dona Shirley das Graças, avó do Artur e da Brenda, alunos da Educação Infantil, estava animada com a programação e disse que essas atividades deixam as crianças mais empolgadas porque o Parque do Bom Menino, além de lindo, tem um atrativo espaço recreativo. 

“Reencontrar com outras mães e conversar sobre as crianças é maravilhoso e, além disso, as crianças precisam conviver com os colegas de sala em outro ambiente e eu acho a escolha do parque maravilhosa. Achei a ideia muito boa e ver eles empolgados, gastando energia, é a melhor parte”, comemorou a avó.

Paula Gabriela, de 13 anos, estuda no 6º ano Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Bandeira Tribuzzi e estava empolgada com todas as atividades recreativas do evento. “Já brincamos e fizemos várias atividades, eu e minhas amigas jogamos vôlei, assistimos aos amigos fazendo outras atividades e vamos aproveitar um pouco mais”, disse.

Aprendizagem e lazer

A especialista em Educação Infantil, Darly Machado, há 36 anos no ensino público, coordenadora das escolas do núcleo rural, estava na parte de contação de histórias rodeada de crianças e falou da importância da ação para todos os estudantes da rede municipal de ensino. 

“Os estudantes precisam desse dia, um dia lúdico e cheio de atividades recreativas e fora da escola. Aprender brincando também faz parte do processo de aprendizagem e da garantia de direitos de todas elas”, frisou.

Estarão presentes durante os dias em que o evento acontece, as equipes da Secretaria Adjunta de Ensino, professores de Educação Física, atores, técnicos e muitos profissionais voltados para esta ação que mobilizou tanto os estudantes das U.E.B.s Alberto Pinheiro, Bernardina Spíndola, Bandeira Tribuzzi, como os frequentadores diários do Parque Bom Menino. 

No sábado (13), o encerramento do Festival do Estudante será com a “I Corrida do Estudante” para os alunos do 6º ao 9º anos e os integrantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Serão três baterias, sendo a primeira de 11 a 12 anos, a segunda de 13 a 14 anos e a terceira de 15 a 16 anos. A concentração será às 7h30 e a largada às 8h, no Parque do Bom Menino.