Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social

Prefeitura de São Luís e Fundação Vale concluem projeto piloto voltado para política de Assistência Social

22/06/2022 17h24 - Atualizada em 01/07/2022 17h51

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), em parceria com a Fundação Vale, via Centro de Promoção de Saúde (CEDAPS), concluiu, na terça-feira (21), a execução do projeto “Fortalecer a Proteção Social no Contexto da Pandemia”.

O projeto foi desenvolvido, ao longo de 10 meses, pelo CEDAPS com os técnicos das unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros Anjo da Guarda, Vila Bacanga e Vila Nova, e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), também do Itaqui-Bacanga.

"Essa parceria veio somar com os esforços da gestão do Prefeito Eduardo Braide em capacitar os trabalhadores do SUAS, contribuindo assim para qualificar ainda mais o trabalho desenvolvido pelas equipes. Nós agradecemos pelo trabalho desenvolvido”, disse a secretária adjunta de Gestão da Semcas, Ana Carla Furtado.

O projeto desenvolvido pelo CEDAPS foi pensado na perspectiva de identificar e elaborar estratégias para diminuir os impactos da pandemia, junto às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Participaram do projeto piloto coordenadores, orientadores sociais, técnicos de referências, supervisores e visitadores do programa Criança Feliz. Ao todo, foram quatro capacitações, todas on-line, com temáticas vindas dos apontamentos feitos pelos próprios participantes.

A iniciativa promoveu, ainda, o diálogo e reunião com equipe do projeto Ciclo Saúde, em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde (Semus), com vistas a discutir possibilidades de ação intersetorial entre as unidades da região, capazes de elaborar propostas conjuntas para o enfrentamento das violações de direitos e vulnerabilidades de crianças, adolescentes e jovens.

A coordenadora do projeto pelo CEDAPS, Ana Garcia, explicou que já eram desenvolvidas atividades junto às pastas da Saúde e Educação, e a Fundação Vale apresentou a proposta de inclusão da política de Assistência Social em função do contexto da pandemia.

“Quando nos foi sugerido trabalhar com São Luís nesse piloto para a Assistência Social, nós sabíamos que seria desafiador pelo tamanho da cidade. Além de São Luís, nós trabalhos outros três municípios nessa etapa inicial. Mas, nós estamos muito felizes com a equipe que encontramos e toda essa experiência nos auxiliará a construir o projeto para outras cidades”, explicou.