Inclusão Produtiva

 Inclusão Produtiva

Os serviços de Inclusão Produtiva buscam a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, através do incentivo à geração de trabalho e renda, promovendo ações de capacitação, instrumentalização para o trabalho e formação de grupos de produção.

Possuem estreita articulação com o Programa de Transferência de Renda, o do BPC do Governo Federal e de Benefícios Eventuais da SEMCAS. São dirigidos como suporte as Proteções Sociais da SEMCAS, seja Básica ou Especial.

Objetivo

Promover estratégias, ações e medidas de enfrentamento a pobreza, por meio da elaboração, captação, execução e monitoramento de projetos de inclusão produtiva articulados com diferentes parceiros e políticas públicas.

Serviços e Ações

- Orienta, mobiliza e articula a capacitação de membros das famílias para posterior ingresso no mercado de trabalho.
- Avalia e acompanha o desenvolvimento das habilidades das pessoas capacitadas pela SEMCAS.
- Articula parcerias com organizações governamentais e não-governamentais que atuam de alguma forma com geração de trabalho e renda.
- Elabora, capta e executa projetos de qualificação e geração de renda.

Ações em andamento

- Núcleo de Produção de Alimentos Receita de Vida, que tem sua base na COHAB, mas em 2010 estará com um braço itinerante.
- A SEMCAS, diretamente e em parceria com SESC ¿ Cozinha Brasil, SESI, SEST-SENART e outros parceiros, está com uma programação de cursos em diversas áreas.
- O SAEP ¿ Serviço de Apoio a Educação Profissional está oferecendo cursos preparatórios que trabalham domínios de Português, Matemática e Raciocínio Lógico para 1600 jovens de famílias beneficiárias do Bolsa Família em todos os territórios de São Luís, a partir de 40 turmas, oferecendo apostilas, aulas com apoio da UFMA e da UEMA, e lanches.
- Programa de Trabalho Educativo, que capacita e inclui o adolescente como aprendiz no Mercado de Trabalho.
- A SEMCAS está em conjunto com a PGM, a SEMFAZ, a SEPLAN, as Universidades e Faculdades que têm o curso de Ciências Contábeis para apoio a formalização do Microempreendedor Individual.
- Programa Juventude Cidadã, em parceria com a SMTT, que inclui adolescentes como aprendizes de agentes de trânsito para prestar serviço nas áreas.
- Programa Informante Anfitrião, em parceria com a SEMTUR, que inclui adolescentes, idosos e pessoas com deficiência como anfitriões dos turistas e informantes da cidade, seus monumentos, historia e cultura.

Contato

Telefone: 3214-1064 / 3214-1080