Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento

Feirinha São Luís comemora Semana do Surdo com o coral “Mãos que Realçam Sentimentos”, da Escola Municipal Bilíngue

23/09/2022 18h45 - Atualizada em 26/09/2022 10h06

Neste domingo (25), a Feirinha São Luís abre espaço para as comemorações alusivas à Semana do Surdo, com programação realizada pela Associação dos Surdos do Maranhão (Asma). O evento, que ocorre aos domingos, das 9h às 15h, ocupa as praças Benedito Leite e João Lisboa e ruas do Egito e Nazaré. A ação é da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa).

A programação terá a participação do Coral “Mãos que Realçam Sentimentos”, da Escola Municipal Bilíngue, com apresentação dos hinos de São Luís e do Brasil. O coral existe há um ano e é formado por 35 estudantes do 4° ao 7° ano, com idades entre 12 a 17 anos. Haverá ainda apresentação teatral com atores surdos de Belém e de São Luís, com o espetáculo "Tirando Onda", na Praça Benedito Leite, das 9h30 às 10h.

A Feirinha também traz sempre boas atrações musicais. Neste domingo (25), a Praça Benedito Leite abre espaço para o Trio Choro 66, das 12h às 14h. No palco da Praça João Lisboa, quem começa o som é a Banda Enjoy, das 10h30 às 12h30, na sequência tem Geíse Viveiros & Natalia Soares, das 12h30 às 14h. No espaço da Galeria Trapiche, no coreto da Praça Benedito Leite, terá a performance “Catarina Mina conta sua verdadeira história”, com Ana Regina Arcanjo, às 11h30.

Saúde

A Feirinha São Luís tem ainda o espaço da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), onde ocorrem ações como acolhimento, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e saturação do oxigênio, bem como consulta com psicólogo e psiquiatra.

Vai acontecer também ação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPSi) sobre a campanha Setembro Amarelo, com informações sobre o funcionamento do órgão e dinâmica de abordagem terapêutica. Além disso, o espaço disponibiliza informações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/AIDS), com distribuição de preservativos e testes rápidos de HIV. Tem ouvidoria SUS - Demandas do Usuário e ação da Associação Brasileira de Alzheimer - MA (Abraz), com o tema "Vamos falar de demência".

Em alusão ao Dia do Educador Físico – 1º de setembro - vai ter aula de dança (zumba) e alongamento com os profissionais da Estância Bela Vista, às 11h, na Praça Benedito Leite.

Na Feirinha São Luís há ainda o espaço agroecológico, venda e exposição de artesanato, espaço pet, drinks e cervejas artesanais, lanches e comidas típicas, brechó e sebo, além dos pregoeiros de São Luís, como os vendedores de pirulito, sorvete e balões. Na Praça João Lisboa, o ciclista encontra um bicicletário para estacionar seu veículo e poder circular com mais comodidade pelo evento.