Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento

Prefeito Eduardo Braide entrega primeira etapa da requalificação do Mercado do João Paulo durante encerramento do Festival da Farinha de São Luís

31/08/2022 17h48 - Atualizada em 06/09/2022 16h59

O prefeito Eduardo Braide participou, nesta quarta-feira (31), do encerramento do 1º Festival da Farinha de São Luís que ocorreu no Mercado do João Paulo, onde a primeira etapa da requalificação do equipamento público também foi entregue aos feirantes e consumidores do bairro e da região. Na ocasião, também foi entregue ao produtor Edivaldo Rocha Araújo, a medalha de 1º lugar da melhor farinha de São Luís.

"Estamos aqui no Mercado do João Paulo, encerrando o Festival da Farinha. O Mercado do João Paulo foi escolhido especialmente para este momento, em função da entrega da primeira etapa de melhorias na infraestrutura que já estamos entregando hoje, e não vamos parar, esta é uma primeira etapa de uma série de melhorias que a Prefeitura de São Luís fará aqui”, garantiu o prefeito Eduardo Braide, explicando que a reforma continua sendo feita, por etapas, conforme solicitado pelos feirantes, para que as vendas não sejam prejudicadas.

O secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Liviomar Macatrão, falou do festival. “Não tem lugar melhor para encerrarmos o Festival da Farinha, do que aqui no Mercado do João Paulo que, além de ser o mais antigo da cidade, também é o maior que temos. O festival foi um sucesso, entregamos o troféu e certificado da melhor farinha de São Luís para a comunidade do Cinturão Verde, a quem eu parabenizo, e hoje reunimos estas duas solenidades”, disse Liviomar Macatrão.

Nesta primeira etapa, o mercado recebeu várias melhorias como reforma completa dos banheiros, sendo um dedicado às pessoas com deficiência, reparo no telhado e nas calhas, nova área das bancas e uma praça de alimentação reestruturada, lixeira para o descarte adequado dos resíduos, atendendo a todas as normas de segurança e sanitárias, além de outras intervenções que trouxeram melhoria para os feirantes e para toda a população.

Mercado

Localizado na Avenida Projetada, e com mais de 80 anos de história, o Mercado Municipal do João Paulo, é um dos maiores centros de comercialização e distribuição dos mais variados produtos. Tem capacidade para 516 empreendedores e por causa de seu forte potencial econômico tornou-se polo de abastecimento para os demais mercados da capital.

No espaço, são encontrados gêneros alimentícios diversos como frutas, legumes e verduras. Nos boxes e bancas, o consumidor pode comprar carnes variadas como bovina, suína e de frango. Também são vendidos alimentos não perecíveis como cereais, farináceos, feijão e outros. O local concentra ainda no seu entorno pequenos comércios do ramo do vestuário e eletroeletrônicos.

Responsável por apoiar a requalificação com emenda destinada exclusivamente para a obra, o vereador Nato Júnior (PDT) agradeceu a parceria com a Prefeitura de São Luís.

"Ficamos felizes em ver a Prefeitura de São Luís aplicando a emenda que destinamos para a qualificação do Mercado do João Paulo, fico muito feliz em ser parceiro do prefeito Eduardo Braide nesta importante obra”, disse o vereador.

Festival da Farinha

O Festival da Farinha de São Luís é um importante instrumento para promover o desenvolvimento socioeconômico das comunidades envolvidas, oportunizando também a venda dos produtos fabricados pelas comunidades.

Em São Luís, 10 casas de farinha foram mapeadas pela Semapa e todas elas participaram do festival. Entre as comunidades participantes estavam o Coquilho II, Tajipuru, Mato Grosso, Cinturão Verde (vencedora do troféu e certificado da melhor farinha de São Luís), Caracoeira, entre outras. O festival teve início no último dia 19 de agosto e durou 22 dias.

Dona Irene Borges, de 47 anos, vende farinha há mais de 12 anos no Arraial, comunidade próximo ao Quebra-Pote, Zona Rural de São Luís, e que também faz parte das 10 comunidades que participaram da produção e venda de farinhas do Festival. A feirante aprovou a iniciativa da Prefeitura e disse que as vendas melhoraram a renda da família.

“Nesse período do festival, eu vendi muita farinha porque o movimento aqui no Mercado do João Paulo é muito bom, achei a valorização de nós produtores rurais maravilhoso, agradeço ao prefeito Eduardo Braide, espero que outros festivais como esse aconteçam”, frisou a feirante.

O senhor Antônio Nogueira foi acompanhar o encerramento do festival no Mercado do João Paulo e fazer compras. O gerente, de 63 anos, que mora no bairro Anil, disse que sentiu uma diferença significativa com as novas intervenções feitas no espaço.

“Vim aqui aproveitar esse último dia de Festival e aproveitei para fazer algumas compras. Já consegui ver a diferença gigante nas intervenções que a prefeitura fez aqui no Mercado, ficou muito bom”, disse.