Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento

Prefeitura de São Luís promove Primeiro Festival da Farinha

17/08/2022 12h31 - Atualizada em 02/09/2022 09h52

Os pólos de mandiocultura de São Luís produziram, no ano de 2021, cerca de 520 toneladas de mandioca. Este ano, a previsão é de que a produção chegue a 600 toneladas. Com a intenção de manter a tradição, estimular a produção e valorizar as atividades agrícolas das famílias da Zona Rural de São Luís, com foco na mandiocultura, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), realizará o Primeiro Festival da Farinha de São Luís, de 19 a 31 de agosto.

O festival ocorre de 19 a 21 de agosto, na comunidade Coquilho 1, na Praça Vitória da Conquista, das 16h às 20h. Na ocasião, 20 comunidades vão expor produtos como farinhas d'água e seca e derivados da mandiocultura em 20 barracas instaladas na praça. Cada uma das comunidades apresentará, durante os três dias, quatro produtos locais derivados da mandiocultura. Na ocasião acontecerá o concurso onde será escolhida a melhor farinha natural.

Do dia 21 até o dia 31 de agosto, o festival vai ocupar 10 mercados municipais de São Luís: Central, Tulhas, Liberdade, Bairro de Fátima, Macaúba, Monte Castelo, Anil, Cohab, João Paulo e Vila Palmeira. Esta etapa do festival vai contar com a participação dos chefs de cozinha Rafael Bruno, Dolores Manzarra e Thanara Leão, que estão acompanhando todo processo do evento, desde visitas às comunidades até a orientação técnica aos produtores. Os chefs vão realizar aulas shows e fazer receitas especiais com os donos de restaurantes, sempre às 10h.

“Durante o festival, um profissional farinheiro irá classificar a farinha produzida nos polos de mandiocultura de São Luís, a classificação possibilitará o registro da farinha, aplicação do selo SIM e assim a expansão de sua comercialização”, pontuou o secretário da Semapa, Liviomar Macatrão.

Capacitação

A Semapa firmou uma série de parcerias para o festival, com intuito de capacitar os produtores, a exemplo da Embrapa que realizará o curso “Boas práticas de manejo de mandiocultura”, dia 11 de agosto, na Agroindústria de Farinha, na vila Conceição, no Coquilho1.

A previsão é de que aproximadamente 100 produtores de farinha das 20 comunidades participem do Festival da Farinha. A produção de farinha de mandioca e seus derivados é a base econômica de algumas famílias que moram nas comunidades da Zona Rural de São Luís. O festival é importante para promover o desenvolvimento socioeconômico das comunidades envolvidas, oportunizando também a venda dos produtos fabricados pelas comunidades.