Secretaria Municipal de Assuntos Políticos

Prefeito Eduardo Braide participa da abertura dos trabalhos de 2023 da Câmara de Vereadores

06/02/2023 16h18 - Atualizada em 14/02/2023 16h31

O prefeito Eduardo Braide participou, nesta segunda-feira (6), da abertura dos trabalhos de 2023 da Câmara Municipal de São Luís, em Sessão Solene realizada no Plenário Simão Estácio da Silveira. Na ocasião, o prefeito fez a leitura da mensagem governamental na plenária e pontuou as ações realizadas pelo Executivo Municipal e as prioridades da administração para 2023.

“Trago hoje a esta Casa um resumo das nossas ações, mas principalmente, o caminho que o Poder Executivo Municipal quer demonstrar para o ano de 2023. O ano de 2022 foi de muito trabalho e, para este ano, a intensificação de nossas ações tem como foco o incentivo à geração de empregos, o aperfeiçoamento e melhoria no atendimento à saúde, reforço na educação e ampliação da segurança alimentar dos ludovicenses”, enfatizou o gestor.

Na área da saúde, o prefeito destacou a entrega da primeira Clínica da Família, na Zona Rural; a reforma do Socorrão II e das Unidades Básicas de Saúde (UBS); as obras avançadas do novo Hospital da Criança, que será entregue ainda este ano; e a construção do primeiro Hospital Veterinário de São Luís.

Na área da educação, o prefeito destacou a construção das seis creches de tempo integral com 700 vagas e das mais de 100 escolas já reformadas por meio do programa Escola Nova, com destaque para as U.E.Bs. Darcy Ribeiro, no Coroadinho; Aquiles Lisboa, na área Itaqui-Bacanga; e Luís Viana, na Alemanha, garantindo que todas as escolas da rede municipal de ensino de São Luís serão reformadas. Também lembrou do reajuste histórico de 15% para os professores da rede municipal de ensino.

Nas áreas social, de infraestrutura e da segurança, os mais de 300 quilômetros de Asfalto Novo, as novas viaturas, o concurso da Guarda Municipal e o sorteio de três mil casas que serão entregues no primeiro semestre de 2023, também foram citados, respectivamente.

Harmonia

Para o presidente da Câmara, vereador Paulo Victor (PCdoB), o novo ano legislativo será de muitas conquistas e com trabalho harmônico entre os poderes.

“Harmonia, unidade e empatia. Assim vamos trabalhar por São Luís. Comprometidos em trabalhar e assegurar que a população seja sempre beneficiada e tenha seus direitos assegurados. Com os poderes Executivo e Legislativo em harmonia, vamos entregar um bom trabalho para a população”, disse o presidente.

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), também reforçou a união entre os poderes do Estado.

“Venho à Câmara Municipal de São Luís para reafirmar o compromisso da Assembleia Legislativa do Maranhão com o diálogo e a harmonia entre os poderes, o desejo é que possamos todos trabalhar de mãos dadas, sempre visando o interesse da população e lutando para que possamos oferecer mais melhorias para os maranhenses”, destacou.

Plano Diretor

A aprovação do Plano Diretor, que já está na Câmara Municipal para votação, foi destaque na Sessão Solene. O prefeito Eduardo Braide reforçou aos parlamentares a urgência da pauta, que tem como objetivo principal o desenvolvimento do Município.

“Cabe agora destacar o protagonismo e essencial atuação da Câmara Municipal de São Luís na aprovação do Plano Diretor, instrumento indispensável para o desenvolvimento e geração de empregos na cidade, por isso, para que a cidade possa crescer de forma integrada, ordenada e de forma sustentável é preciso que o Plano Diretor saia o mais rápido possível e acredito que a Câmara vai aprovar muito em breve”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

Também estiveram presentes na sessão solene, a vice-prefeita Esmênia Miranda, o secretário municipal de Comunicação, Igor Almeida, o secretário municipal de Articulação Política, Márcio Andrade, a presidente do TRE-MA, desembargadora Ângela Salazar, o vice-presidente do TJMA, desembargador Ricardo Tadeu Duailibe, desembargadora do TRT-MA, Márcia Andréa Farias, o procurador-geral de Justiça do Maranhão, Eduardo Jorge Nicolau, o deputado federal, Márcio Jerry, os vereadores e vereadoras da Casa, a imprensa, servidores e demais autoridades do Estado.

“Com diálogo e harmonia, conseguiremos – Prefeitura e Câmara Municipal – avançar nas melhorias, ações e serviços que a população ludovicense confiou a cada um de nós. Reafirmo o compromisso de nossa gestão em seguir administrando São Luís com a mesma determinação, responsabilidade e transparência, princípios fundamentais para que tenhamos uma cidade cada vez melhor para todos”, concluiu o prefeito Eduardo Braide.