Secretaria Municipal de Articulação Institucional

Prefeito Eduardo Braide participa de sessão solene de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Maranhão de 2023

02/02/2023 18h17 - Atualizada em 13/02/2023 18h23

O prefeito Eduardo Braide prestigiou a sessão solene de abertura dos trabalhos da 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) no Plenário Nagib Haickel, nesta quinta-feira (2). A programação iniciou com os ritos da cerimônia militar na área de acesso ao Palácio Manuel Beckman, com hasteamento das bandeiras do Brasil, Maranhão e São Luís e revista à tropa.

Para o chefe do Executivo Municipal, esse é um momento de diálogo entre os poderes e de lembrar a importância do Parlamento Estadual na construção de um Estado melhor.

“Eu tenho a felicidade de estar de volta a este Plenário, a esta Casa na qual passei oito anos como deputado estadual, e agora na condição de prefeito, para deixar claro a importância do diálogo, da harmonia entre os poderes e, principalmente, da parceria entre a Assembleia Legislativa e a Prefeitura de São Luís. Cumprimento todos os deputados e deputadas que tomaram posse e reforço a importância do parlamento estadual na construção de um Estado melhor”, enfatizou o prefeito.

Além do prefeito Eduardo Braide (PSB), a sessão solene contou com a participação de diversas autoridades, dentre elas: o governador do Estado, Carlos Brandão – que fez a leitura da mensagem governamental aos deputados; o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Paulo Velten; o presidente da Câmara de São Luís, vereador Paulo Victor; a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), desembargadora Ângela Salazar; a desembargadora Márcia Andrea Farias, representando o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Marcelo Tavares; o procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau; o defensor-geral do Estado, Gabriel Furtado; e o presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva, que compuseram a mesa da cerimônia.

Representatividade Feminina

A cerimônia foi aberta e marcada pela fala da presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), que iniciou a sessão saudando todos os presentes e lembrando do momento histórico para a sociedade e para a política maranhense. A deputada estadual foi eleita, por unanimidade, nesta quarta-feira (1º), se tornando a primeira mulher a comandar o Legislativo maranhense, em 188 anos de fundação da Casa.

A presidente falou da representatividade feminina, com a maior bancada de mulheres da história, sendo 12 deputadas estaduais empossadas, e da gestão compartilhada que irá realizar no biênio 2023-2024.

“Damos início a um novo ano e a Assembleia Legislativa do Maranhão cumprirá seu papel. Um diálogo permanente com os parlamentares e demais poderes será prioridade em nossa gestão. Nós faremos uma gestão compartilhada. Fazemos história com a maior bancada feminina e será um futuro com igualdade, inclusão e, acima de tudo, respeito”, concluiu a presidente.