Secretaria Municipal de Cultura

Príncipe de Roma é o campeão dos blocos tradicionais do Carnaval 2023

22/02/2023 17h16 - Atualizada em 02/03/2023 18h36

Com o samba-tema "O Príncipe Trovador anuncia: deu eclipse na passarela", o Príncipe de Roma ganhou o título dos Blocos Tradicionais do Grupo A do Carnaval 2023 de São Luís - Tem Folia na Ilha, na Passarela do Samba Chico Coimbra (Anel Viário), promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e órgãos parceiros.

O bloco Os Guardiões foi o vencedor do Grupo B. A apuração aconteceu durante a manhã desta quarta-feira (22), no Teatro da Cidade, no Centro, onde estiveram presentes diretorias, brincantes e representantes da cultura maranhense.

"Parabenizamos os blocos tradicionais Príncipe de Roma e Os Guardiões pelo título conquistado com muita garra em 2023. A vitória é resultado de um esforço coletivo do grupo, realizado ao longo de um ano inteiro. A gestão do prefeito Eduardo Braide retoma o Carnaval da Passarela do Samba, proporcionando palco para blocos tradicionais e outros grupos carnavalescos mostrarem o espetáculo de beleza, cores, sons e a riqueza que possui a nossa cultura, destacou o secretário municipal de Cultura, Marco Duailibe.

A comissão de apuração foi formada pelo advogado da Secult, Felipe Martins; o presidente da Academia dos Blocos Tradicionais do Estado do Maranhão (Abtema), Luís Henrique Durans Pinheiro; e o advogado da Associação Maranhense de Blocos Carnavalescos (AMBC), Hugo Aurélio Silva Farias.

Foram avaliados pela Comissão Julgadora dos blocos tradicionais dos grupos A e B, quesitos como Evolução e Conjunto, Fantasia, Letra, Melodia e Ritmo. Do Grupo A, 18 blocos estavam inscritos e 17 concorreram. Do Grupo B, 13 blocos se inscreveram e 12 desfilaram.

Príncipe de Roma

A Madre Deus é o berço onde nasceu o bloco Príncipe de Roma, em 1982, que conta com 150 integrantes. O grupo foi o vencedor do Grupo A no concurso da Passarela do Samba 2023, com 149,2 pontos. Com o samba-tema "O Príncipe Trovador anuncia: deu eclipse na passarela", a agremiação inovou com uma fantasia de lobisomem, com direito a olhos vermelhos brilhantes e neblina cenográfica. Em segundo lugar, ficou os Originais do Ritmo, com 149,1 pontos; e em terceiro Os Tremendões, com 149,1 pontos.

O presidente do Príncipe de Roma, Luís Henrique Durans Pinheiro, falou sobre o oitavo título conquistado pelo bloco.

"Foi uma caminhada difícil. Mas toda vez que o Príncipe de Roma sai para disputar o Carnaval, sai para ganhar. Viemos com uma fantasia muito rica este ano. O bloco está de parabéns, com seus componentes, diretoria e todos os que vieram voluntariamente nos ajudar a conquistar o título", explica.

Premiação

Os cinco primeiros colocados no concurso dos Blocos Tradicionais do Grupo A receberão premiação: Príncipe de Roma (1° lugar - R$ 30 mil); Originais do Ritmo (2° lugar - R$ 20 mil); Os Tremendões (3° lugar - R$ 15 mil); Os Brasinhas (4° lugar - R$ 10 mil); e Os Vampiros (5° lugar - R$ 5 mil).

Campeão do Grupo B, com 149,6 pontos, o bloco Os Guardiões ocupou a passarela com uma suntuosa fantasia em tons amarelo, laranja e vermelho, em referência ao tema “Das Cinzas ao Carnaval: como o ciclo da fênix, sou tradicional”. O bloco possui 68 integrantes e foi fundado em 2004, no Centro. Em segundo lugar, ficou com Os Trapalhões, com 149,4 pontos; seguido dos Dragões da Liberdade, com 148,6 pontos, em terceiro lugar.

Para o vice-presidente do bloco Os Guardiões, Rosinaldo Cutrim Ribeiro, foi uma vitória alcançada com muito esforço e compromisso de toda comunidade.

“Foi muita guerra para o bloco chegar até aqui. Nossa comunidade se uniu e ajudou o grupo. Fomos campeões em 2008 e esse é o nosso segundo título. É um desafio entrar no Grupo A porque tem muitos blocos grandes, mas vamos com vontade de ganhar novamente no próximo Carnaval", compartilhou.

Os Blocos Tradicionais do Grupo B também foram premiados, de acordo com a colocação: Os Guardiões (1° lugar - R$ 20 mil); Os Trapalhões (2° lugar - R$ 15 mil); Dragões da Liberdade (3° lugar - R$ 10 mil); Os Curingas (4° lugar - R$ 7 mil); e Gaviões do Ritmo (5° lugar - R$ 4 mil).

No total, desfilaram pela Passarela do Samba Chico Coimbra, na primeira e segunda noite de programação do Carnaval 2023, 33 blocos tradicionais dos grupos A e B. Com o anúncio dos vencedores, os blocos Os Guardiões, Os Trapalhões e Dragões da Liberdade foram promovidos para o Grupo A. Os blocos Vinagreira Show, Os Apaixonados e Os Diplomáticos foram rebaixados do Grupo A para o Grupo B.

Para o presidente da Academia dos Blocos Tradicionais do Estado do Maranhão (Abtema), Luís Henrique Durans Pinheiro, a apuração seguiu com lisura e normalidade.

"Quem faz parte da comissão de apuração, não tem influência sobre as notas dos jurados, que são escolhidos via edital. Apenas fazemos a contagem. Portanto, é um processo imparcial", afirma.

“A comissão realizou a apuração da maneira mais justa e transparente”, ressaltou o advogado da Associação Maranhense de Blocos Carnavalescos (AMBC), Hugo Aurélio Silva Farias.

"Todas as agremiações fizeram um excelente trabalho, mas precisamos respeitar os blocos campeões e qualquer decisão que venha a ser questionada, deve ser feita de forma legal", finalizou.