Secretaria Municipal de Comunicação

Prefeitura de São Luís leva multidão para o “São Luís Gospel”, na Praça Maria Aragão

23/02/2023 15h52 - Atualizada em 03/03/2023 15h25
Secom

A Praça Maria Aragão, no Centro, recebeu uma multidão de fiéis, nesta quarta-feira (22), para louvar e cantar com grandes atrações do São Luís Gospel. O evento, realizado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), reuniu nomes da música gospel local, nacional e internacional.

O prefeito Eduardo Braide compareceu ao evento, acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide, participando de um momento de oração, dançando e cantando louvores das bandas que se apresentaram durante o festival. O prefeito anunciou que o São Luís Gospel será incluído no calendário oficial de eventos da Prefeitura de São Luís.

“Esse é um evento que veio para ficar e vai fazer parte do calendário oficial de eventos da Prefeitura de São Luís. Esse é um momento que não se explica, mas se vive. É isso que a gente está fazendo hoje, vivendo o amor de Cristo, com milhares de pessoas aqui na Praça Maria Aragão. E não vamos parar por aqui. Se preparem para a Marcha para Jesus. Eu já comecei a receber uma série de sugestões das atrações e eu peço para que vocês passem as suas sugestões nas nossas redes sociais também”, declarou o prefeito Eduardo Braide.

O secretário municipal de Cultura, Marco Duailibe destacou a importância desse momento, já aguardado pela comunidade evangélica.

“Esse é um momento bastante aguardado pela comunidade evangélica, destinado ao louvor e à adoração, feitos com muita alegria e emoção, em torno de Cristo”, explicou o secretário.


O pastor Jânio Monteiro, da Igreja Batista da Ilha, do bairro do Ipase, frisou que, com o São Luís Gospel, a comunidade evangélica se sente reconhecida, inserida e respeitada pela Prefeitura de São Luís.

“Esse é um momento muito importante para nossa sociedade, em especial para a comunidade evangélica, porque ela se sente privilegiada, valorizada e reconhecida como um grupo que pode participar também da vida cultural da nossa cidade. O prefeito Eduardo Braide tem trazido o povo evangélico para perto de si, dando oportunidade para o louvor, para adoração e para a comunhão entre os irmãos das mais variadas congregações”, disse.


Quem também avaliou o evento de forma muito positiva foi o pastor Waldir Andrade, da Unigrejas, do Centro.

“Esse show gospel está agregando todas as denominações, seja qual for a igreja evangélica, e as pessoas estão aí debaixo de chuva louvando a Deus. Aqui o único glorificado é o senhor Jesus. Acho muito louvável a iniciativa do prefeito e acredito que as pessoas estão felizes”, destacou o pastor Waldir.

Também prestigiaram o evento gospel, a vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda; os secretários municipais de Turismo, Saulo Santos; de Comunicação, Igor Almeida; de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Liviomar Macatrão; o secretário extraordinário da Pessoa com Deficiência, Carlivan Braga; o adjunto de Cultura, Henrique Almeida; além da deputada estadual Mical Damasceno (PSD) e dos vereadores Rosana da Saúde (Republicanos) e Marlon Botão (PSB).

Louvor e adoração com grandes nomes da música gospel

A programação teve início às 18h, com abertura sendo feita pelos apresentadores Hellen Azevedo Matos e Anthony Sousa. Após momento de oração, os dois anunciaram a primeira atração da noite, o cantor Bruno Martins, que agitou o público com muito rock gospel.

“A gente se reúne hoje como povo, como igreja de várias denominações e quando chega aqui nesse agregado, na Maria Aragão, a gente consegue adorar a Deus juntos, com muita alegria e muita música boa para exaltar o nome de Jesus”, disse o cantor Bruno.

Em seguida, foi a vez da banda Fogo e Glória que no ritmo do forró, levou o público a cantar junto seus louvores em adoração a Jesus.

Já a Banda Marcados Pagode Gospel mostrou que é possível louvar a Deus com muito samba no pé. O ponto alto da atração aconteceu quando o público, apenas sob as luzes dos celulares, mesmo debaixo da chuva, cantou um dos louvores junto com a banda. Ao final da apresentação, o prefeito Eduardo Braide pediu a música “Canela de Fogo”.

“Primeiro lugar, a gente louva a Deus, que tudo é por intermédio dEle e para Ele todas as coisas. Então, o mais importante é isso: adorar o Senhor. Em segundo lugar, a gente se sente muito valorizado porque somos uma banda local, uma banda da ilha e o prefeito acredita na gente. Ver esse povo todo lindo vibrando é muito importante porque a gente entende que para sustentar uma banda, além de Deus que está em primeiro lugar, se não tivermos um público que goste do nosso trabalho, as coisas não vão para frente. Então, estamos muito felizes e eu espero que, até que Jesus volte, até o fim da minha vida, participar de eventos como este”, declarou o vocalista da Banda Marcados Pagode Gospel, Gil Costa.

Na sequência, a noite louvor e a adoração contou com a apresentação do DJ Kenno que levou o público ao auge da adoração nas batidas da música eletrônica.

Antes da grande atração da noite, o prefeito agradeceu a presença de todos e chamou o pastor Fábio Leite para fazer uma oração. Para o pastor, o festival refletiu a essência do evangelho.

“É um evento que traduz toda a essência do evangelho, que é a adoração, o louvor, a oração. É um momento também de extrema reflexão, onde nós passamos a refletir sobre as coisas boas que a vida nos concede. É um momento também de solidariedade, de lembrar do próximo, de orar, de interceder, ou seja, é um momento essencial para todo cristão. Nós nos sentimos felizes e muito abençoados nesse momento”, declarou o pastor Fábio Leite.

A grande atração da noite, a banda internacional Christafari, considerada a melhor do mundo no segmento de reggae cristão, subiu ao pouco às 21h, contagiando o público com mais de 2h de show. O grupo norte-americano, que estava há dois anos sem vir a São Luís, levantou a multidão que curtiu o som, mesmo debaixo de chuva.

Já o encerramento ficou por conta da aclamada banda “Som e Louvor”, que surgiu há 25 anos na Igreja Assembleia de Deus em Jacundá, no Pará, e hoje faz sucesso com músicas gospel em todo o Brasil, combinando o cântico religioso com o mais tradicional forró nordestino. Mesmo com muita chuva, o público acompanhou até os últimos minutos da apresentação, com muita energia, dançando e louvando ao ritmo de forró da banda.