Instituto Municipal da Paisagem Urbana

Presidente

Walber da Silva Pereira Filho

Sobre a Secretaria

APRESENTAÇÃO

O Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) foi criado em dezembro de 2002 com a missão de “Melhorar a qualidade de vida dos cidadãos através de ações que venham minimizar os impactos ambientais e maximizar o potencial paisagístico, valorizar as terras urbanas e gerar suporte para o desenvolvimento sustentável.”

Ele foi criado com a finalidade de planejar, executar, operar, conservar e manter a paisagem urbana, incluindo aqui as ruas, avenidas, praças, parques, espaços abertos ao redor de instituições públicas e privadas e áreas livres de lote, além do patrimônio paisagístico e ambiental. Enfim, foi criado para minimizar o déficit arbóreo, contribuindo assim para o conforto térmico dos usuários da cidade, e aumentar a qualidade dos espaços de uso comum público, sem esquecer de deixar a nossa cidade cada vez mais bela.

Para melhor entendimento de seu papel na sociedade é valido saber o que é paisagem urbana e paisagismo, entendendo a paisagem como uma expressão morfológica das diferentes formas de ocupação e, portanto, de transformação do ambiente em determinado tempo.

Toda paisagem está ligada a uma ótica de percepção humana, a um ponto de vista social e que sempre representa total ou parcialmente um ambiente.

Já o paisagismo é um termo genérico utilizado para designar as diversas escalas e formas de ação e estudo sobre a paisagem, que podem variar do simples procedimento de plantio de um jardim até o processo de concepção de projetos completos de arquitetura paisagística como parques e praças. Tais projetos sempre estão aplicados a um único objeto, o espaço livre e não exigem necessariamente a utilização de vegetação para sua concretização.

Estas conceituações se fazem necessárias para esclarecer, limitar e determinar o papel do Impur na cidade. Portanto,é função do IMPUR:

  • Elaboração de projetos e orçamentos de Praças (de bairro e centro), Parques e Arborização Viária e de Bairros, incluindo rotatórias e canteiros centrais. 
     
  • Fiscalização das obras contratadas pelo IMPUR.
     
  • Manutenção e ampliação da arborização, priorizando espécies nativas. Incluindo serviços de poda e supressão de espécies encontradas em áreas públicas.
     
  • Serviços de manutenção e roço, de praças do centro.
     
  • Produção de mudas, conservação e manutenção do viveiro.
     
  • Criação de instrumentos técnicos, institucionais e legais de gestão da paisagem.
     
  • Implementação de programas e campanhas educativas.
     
  • Criação de instrumentos legais destinados a estimular parcerias entre os setores público e privado para requalificação e manutenção de áreas livres
     
  • Criação de fatores multiplicadores de compensação arbórea.
Funcionamento: segunda a quinta-feira das 8h30 às 17h30 e sexta das 8h às 12h.
Endereço: Avenida Santos Dumont, 2000, São Cristóvão - CEP: 65.046-668
Fones:   9 9186-6892
E-mail:    impurma@gmail.com
Site:    www.saoluis.ma.gov.br