Comitê Gestor de Limpeza Urbana

Atribuições

Criado por meio do Decreto Municipal nº 47.429/ 2015, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana é hoje o órgão da Prefeitura de São Luís responsável pela gestão, planejamento e ordenamento de despesas do sistema de limpeza urbana de São Luís.

Inicialmente tratava-se de um grupo especial de trabalho para o Programa Municipal de Limpeza Urbana, reunindo todas os órgãos afins da administração municipal.

Desde março de 2017, considerando a necessidade de agilizar a os serviços de limpeza urbana, o Comitê tornou-se, de fato, o órgão gestor de todo o Sistema de Limpeza Urbana de São Luís.

MISSÃO:

Implementar o gerenciamento de resíduos sólidos incentivando a população a realizar a entrega voluntária de materiais recicláveis, resíduos de construção civil e materiais volumosos, direcionando-os para a destinação final ambientalmente adequada e contribuindo para a limpeza urbana e o desenvolvimento sustentável em São Luís.

VISÃO:

Possui a visão da responsabilidade compartilhada entre os munícipes no que tange ao gerenciamento de resíduos sólidos e à manutenção da limpeza urbana.

VALORES:

Sustentabilidade;
Excelência em prestação de serviço;
Comprometimento;
Geração de renda;
Transparência na destinação de resíduos.

Atividades

O Comitê Gestor de Limpeza Urbana realiza diariamente serviços de coleta domiciliar, capina, varrição, coleta manual, roçagem mecanizada, pintura de meio fio entre outras atividades que garantem a limpeza da cidade, previnem doenças e contribuem para o escoamento adequado das águas das chuvas.

O maior volume de resíduos sólidos retirado diariamente das ruas de São Luís é coletado através de três principais serviços: coleta domiciliar, recebimento pelos Ecopontos e remoção de resíduos descartados irregularmente em áreas públicas.

O Comitê Gestor de Limpeza Urbana também realiza ações constantes de educação ambiental em escolas públicas e privadas e com a comunidade para conscientizar a população da importância do descarte ambientalmente adequado dos resíduos sólidos, a preservação do meio ambiente, coleta seletiva, reciclagem e sustentabilidade.

Limpeza urbana

A conscientização sobre a limpeza urbana é trabalho de todos os cidadãos. É importante ressaltar que embora a coleta de lixo seja responsabilidade do poder público, é dever de todos manter a cidade limpa. Ações simples como não jogar o lixo na rua, depositar o lixo de casa no dia e horário correto para ser recolhido e não descarregar os resíduos em local proibido geram benefícios para a cidade e todos os habitantes.

Avanços tecnológicos e a grande capacidade de geração de recursos faz com que cada vez mais a comunidade precise de ações cooperativas e integradas onde possam desenvolver processos que tem por objetivo a Gestão Ambiental e a Responsabilidade Social. Esse processo busca despertar a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental, garantindo o acesso à informação em linguagem adequada, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica e estimulando o enfrentamento das questões ambientais e sociais.