Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social

Prefeitura de São Luís abre inscrições para os dois primeiros cursos do Programa Cidade Empreendedora

06/08/2021 17h26 - Atualizada em 10/08/2021 17h48

A Prefeitura de São Luís já disponibilizou, nas suas plataformas digitais, as inscrições para os dois primeiros cursos do São Luís Mais Empreendedora, programa de capacitação em geração de renda da Prefeitura de São Luís, por meio da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Amdes).

O programa visa promover o estímulo aos negócios locais, visando a geração de emprego e renda, através do apoio ao processo de desenvolvimento econômico e social do município de São Luís por meio de projetos e parcerias público-privadas.

"A orientação do prefeito Eduardo Braide é darmos condições de crescimento econômico, já que a vacinação está bastante avançada na nossa cidade, podemos traçar o caminho da retomada do desenvolvimento e é isso que estamos proporcionando com essas capacitações", explicou o presidente da Amdes, Felipe Mussalém.

Os dois primeiros cursos foram disponibilizados para o Anjo da Guarda (Casa Brasil) e para a Cohab (Centro de Apoio ao Trabalho CAT). No Anjo da Guarda, está sendo oferecido o curso de design de sobrancelhas, com capacitação técnica, e gestão empreendedora, com aulas sobre empreendedorismo, descomplicar MEI, CANVAS, gestão financeira, marketing pessoal, vendas e atendimento.

Na Cohab, o curso de depilação básica também vai oferecer a parte técnica e a gestão empreendedora. As aulas terão início já a partir do dia 16 de agosto, sempre das 8h às 12h. No formulário, disponível na página da Prefeitura de São Luís, o candidato fará a opção de qual turma quer se inscrever, além de preencher com nomes, endereços e demais dados, e se precisa de algum suporte por ser portador de alguma deficiência física.

O programa

O programa São Luís Mais Empreendedora é uma iniciativa da Prefeitura de São Luís de fomento aos MEIs, micro e pequenas empresas e candidatos a empreendedores através da seleção, capacitação, orientação, acesso a mercados e mentoria de gestão.

Com a oferta dos cursos, oficinas e capacitações, a Prefeitura espera como resultado um aumento das formalizações, gestão profissional, geração de empregos, mais qualidade na oferta de produtos e serviços, diminuição da mortalidade empresarial, aumento da renda e melhoria da qualidade de vida da população.

As turmas foram divididas da seguinte forma:

• Turma 1: MEIs e ME com mais de 1 ano de funcionamento;
  • Turma 2: Comércio informal;
  • Turma 3:Parentes de servidores municipais;
  • Turma 4:Mulheres Artesãs;
  • Turma 5:Mulheres na confecção;
  • Turma 6:Moradores da Via Expressa;
  • Turma 7:Pessoas  em situação de vulnerabilidade social;
  • Turma 8: Negócios de Impacto Social.

A Prefeitura de São Luís aderiu ao Programa Cidade Empreendedora no início do mês de julho. Desenvolvido em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae-MA), sob a coordenação da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (AMDES), o programa visa a implantação de políticas públicas para retomar o desenvolvimento econômico, que foi prejudicado pela pandemia da Covid-19, incentivando a cultura empreendedora na cidade e diminuindo a burocracia para os pequenos empreendedores locais.